Como evitar estrias na gravidez? Confira 7 dicas imperdíveis!

0
225

Como evitar estrias na gravidez? Confira 7 dicas imperdíveis! 

Não há nada mais natural do que a transformação do corpo de um mulher durante a gestação. Fato é que além do aumento das curvas, pertinente ao desenvolver dentro de si um novo ser, existem também as alterações hormonais. Combinadas com o sol, elas podem deixar marcas. Tem como evitar estrias na gravidez, mas para isso é preciso ter alguns cuidados básicos. 

Para combater estrias na gravidez é importante manter a pele sempre hidratada e nutrida, pois essa espécie de rachadura na pele se dá por conta do rompimento das fibras de elastina da derme. O surgimento das estrias varia de mulher para mulher, pois a resistência da pele é individual, porém o aumento do volume na barriga, nos seios e no quadril acaba sempre  favorecendo o aparecimento de marcas. 

Como evitar estrias na gravidez

São simples os esforços de como evitar estrias na gravidez, porém mesmo seguindo a risca não é garantia de que a pele voltará ao normal após a gravidez. Cada gestante possui um tipo de pele devido a genética e os cuidados visam apenas reduzir os danos. Confira a nossa lista de dicas para prevenir as estrias na gravidez: 

  1. Alimentação saudável

O ganho de peso durante a gestação pode ser um dos causadores do surgimento de muitas estrias, por isso é recomendado manter uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas para evitar excessos. 

Alimentos com vitamina E como cereais, sementes e óleos possuem propriedades antioxidante e auxiliam no anti-envelhecimento da pele. Já a vitamina C combate o aparecimento de estrias por conta do colágeno que possui. Escolha alimentos como frutas cítricas, alface e tomate. Se você tem dificuldades para manter normalmente o peso, convém utilizar os serviços de uma nutricionista para lhe auxiliar nesta fase. 

2. Hidratação do corpo 

Manter o corpo hidratado é fundamental para evitar o surgimento de estrias durante a gestação. Aplique pelo menos duas vezes ao dia produtos que garantam essa hidratação. Utilize cremes hidratantes com colágeno, óleo de amêndoas ou sementes de uva. Evite passar na pele em volta dos mamilos, para não afinar a região, o que é muito importante para a amamentação.  

3. Evite muito sol na gravidez

Todo ser humano precisa de sol por conta da vitamina D, porém durante a gravidez é preciso ter alguns cuidados. Se puder, evite os horários das 10h às 16h e se for necessário, utilize um bom filtro solar com uma ótima proteção. É bom também evitar, pois se você tiver predisposição pode desenvolver melasma, que são manchas escuras na pele. 

4. Faça massagens

Com o intuito de prevenir o inchaço, muitas mulheres têm feito durante a gestação sessões de massagens e drenagens linfáticas. Assim, a retenção de líquidos é controlada , o que colabora e muito na manutenção do peso. 

5. Beba Água

A forma mais fácil de como evitar estrias na gravidez é beber água.  É recomendável a ingestão de aproximadamente 2 litros de água por dia, pois com a hidratação também por dentro, a pele mantem a sua elasticidade natural. 

6. Utilize roupas firmes

Procure utilizar lingeries reforçadas, que suportem o peso da barriga e das mamas, e roupas de algodão que não apertem o corpo. Nessa fase é preciso deixar que livre a circulação sanguínea. Com roupas largas e sem costuras grossas fica mais fácil de reduzir o aparecimento de estrias 

7. Cuidados pós-parto

Se mesmo com as dicas de como evitar estrias na gravidez elas aparecem, ainda existe solução. Alguns procedimentos estéticos auxiliam no tratamento contra estrias com ácidos, cremes e laser, prometendo amenizar os problemas em até 70%. O que é preciso ficar de olho é na composição desses produtos e se são recomendados para mulheres lactantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here