Como fazer o bebê dormir em 6 passos

0
268

Como fazer o bebê dormir em 6 passos

A chegada do bebê é um momento maravilhoso na vida dos pais mas, na maioria das vezes, chegam também as olheiras, a insônia e algumas noites maldormidas, até o ponto em que os pais buscam a explicação no Google sobre como fazer o bebê dormir. Este artigo será um guia simples para algo que você achava que era menos complicado do que parecia, de fato.

Como fazer o bebê dormir: 6 passos para boas noites de sono

Quando o bebê nasce, talvez você pense que é só aninhar, sentar na cadeira de balanço ou amamentar para que ele surpreendentemente pegue no sono, só que na maioria das vezes isso não acontece. Os motivos para o bebê demorar a dormir são muitos: falta de horário, cólicas e fome – afinal, um recém-nascido precisa mamar a cada três horas. Tente seguir os passos adiante para descobrir por que o seu bebê não dorme facilmente e como criar rotinas para tornar essa tarefa mais fácil – ou menos difícil.

1. Defina horários para cochilos e para dormir

Se o seu bebê for recém-nascido, os momentos em que estiver distraído, mas calmo, balbuciando baixinho ou olhando para o nada são aqueles provavelmente mais propensos a pegar no sono. A partir dos seis meses, você pode começar a definir horários mais certos para dormir (não precisa ser uma agenda rígida, mas tente manter os horários próximos). Se você colocar o bebê para dormir quando ele estiver muito cansado, provavelmente estará irritado e é aí que a insônia aparece. Por isso, busque os momentos em que ele estiver bem calminho.

 

Você já deve ter ouvido conselhos do tipo “não deixe o bebê dormir durante o dia porque senão ele não vai dormir à noite”. Pode funcionar para alguns, mas não para todos. Se você privar o seu pequeno do sono – necessário – durante o dia, ele pode ficar mais irritadiço à noite e ter dificuldades para dormir. Isso porque os bebês aprendem com reforços: se, durante o dia, ele tentou dormir e foi impedido, terá medo de dormir à noite e ser mantido acordado. Portanto, deixe que ele tire uns cochilos durante o dia, só se atente para que ele não inverta os horários.

 

2. Diga ao seu bebê que é hora de dormir

Não subestime a inteligência do seu pequeno. Mesmo que um recém-nascido não entenda muita coisa, a repetição dessa frase antes de dormir vai condicioná-lo, até que em após algum tempo, ele saberá que tem que pegar no sono. Mantenha sempre uma comunicação com a criança e não perca a paciência – seu comportamento será transferido para ele. Tente usar sempre a mesma frase desde os primeiros dias de vida – você verá que aos 5 ou 6 meses ele já vai entender o que deve fazer.

 

3. Induza o seu bebê a dormir

Lembra do que falamos sobre rotina? Se quer saber como fazer o bebê dormir, vai precisar repetir comportamentos. Assim como saber o momento certo e manter a comunicação é importante, também é bom realizar sempre as mesmas tarefas antes de dormir: dar banho, fechar as cortinas, diminuir a luz e tocar sons de relaxamento para bebês no YouTube são algumas maneiras de induzi-lo a dormir.

 

Horários certos não são tão importantes quanto a consistência. Você até pode colocá-lo para dormir uns minutos antes ou depois do habitual, só não deixe de transformar essa rotina em um ritual. Outra dica importante é não incrementar demais: à medida que o bebê cresce, esse passo a passo não ficará mais longo, mas se você colocar muitos passos ficará repetitivo para você. Dentro de poucos dias, você vai ver que o bebê fica mais consciente sobre o que está acontecendo e começa a relaxar desde o começo dessa rotina até o travesseiro.

 

4. Acalme o seu bebê

Depois de estabelecer a rotina, você vai querer acalmar seu bebê para que ele relaxe e fique sonolento. Mas cada criança é diferente e responderá de forma diferente aos métodos. Muitos – ou a maioria – dos bebês têm o hábito de fazer movimentos de vaivém quando estão sonolentos. Tente encontrar um movimento que o acalme ou, se não funcionar, fique parada. Aproveite os momentos em que ele estiver quase dormindo para entender do que ele gosta.

 

5. Deixe que durmam sozinhos

Essa é a parte mais importante sobre como fazer o bebê dormir. Idealmente, depois dos passos anteriores, você deve colocar o pequeno no lugar onde ele costuma dormir antes que ele pegue no sono e ficar observando até que ele consiga dormir. A ideia é que você consiga relaxá-lo, mas que ele cumpra, sozinho, a parte final da tarefa, que é dormir.

 

É difícil encontrar o ponto ideal e você vai falhar em algumas tentativas, mas não desista. Se o bebê for muito pequeno, então é provável que você não consiga mesmo, mas mantenha a rotina. Quando atingir os 4 ou 6 meses vai começar a cumprir essa etapa sozinho.

 

6. A posição correta para o bebê dormir

De acordo com o Ministério da Saúde, bebês que dormem de barriga para cima têm 70% menos chances de morte súbita por engasgamento ou sufocamento. Por isso, na hora que for colocar o seu pequeno no berço, sempre coloque-o nesta posição. Como referimos no passo anterior, o bebê deve estar semi-acordado quando você colocá-lo no berço porque isso irá repercutir na maneira como lidará com o sono quando ficar um pouco mais velho. Fazer o bebê dormir no seu colo é o mesmo que sempre dar a mão e não deixar que ele aprenda a andar sozinho. Mas, da mesma maneira que ensinar a andar, existirão muitas tentativas e erros até que comece a surtir o efeito esperado – e você vai amar isso!

 

Esperamos ter conseguido ajudá-la a saber como fazer o bebê dormir. Infelizmente, as dicas não são imediatas mas, se forem seguidas com paciência e disciplina, é provável que dentro de alguns dias você tenha noites de sono melhores e que o seu pequeno se torne uma criança capaz de dormir por conta própria e sem ajuda.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here