Como funciona a hipnose? Conheça a prática!

0
244

Como funciona a hipnose? Conheça a prática!

Imagine poder ter conhecimento de um conteúdo que existe dentro da sua mente e que você não lembra, não possui acesso e muito menos controle. Isso é possível, por meio de procedimentos utilizados pela hipnose. Porém, para compreender como funciona a hipnose, é preciso entender de fato o que ela é. 

Mais do que uma simples brincadeira de magia, como a maioria das pessoas conhecem, ela é uma técnica que consegue adentrar na mente humana de maneira surpreendente, reduzindo a atividade normal e interagindo com a memória. Por conhecer os métodos de como funciona a hipnose, muitos profissionais têm conseguido aplicar a metodologia em atendimentos de saúde. 

Como funciona a hipnose? 

A hipnose funciona por meio de um conjunto de técnicas que atuam diretamente no cérebro do indivíduo fazendo com que ele entre em um estado de transe, que nada mais é do que uma condição que modifica a sua consciência. Ao se encontrar hipnotizado, a pessoa consegue adentrar em espaços da mente que possivelmente ficaram esquecidos no subconsciente e no inconsciente. 

O psiquiatra e mestre em psicologia, o americano Milton Hyland Erickson é considerado o pai da hipnose moderna. Foi ele quem reabilitou e modernizou a hipnose tida como clássica, sistematizando o procedimento para ser aplicado. Para ele, é preciso que o próprio paciente consiga se conectar a sua mente e o profissional apenas conduza a missão, guiando para que ele encontre dentro de si, as melhores soluções para as suas questões, com uma intervenção externa mínima. 

Em uma consulta de avaliação, o profissional chamado hipnoterapeuta fará um atendimento voltado a conhecer quais são os fatores que podem ter desencadeado tais problemas no paciente. Assim, com uma série de perguntas detalhadas é possível fazer investigação e estabelecer um contato maior entre os dois. 

Cada mente possui graus diferenciados de transe, porém todas são hipnotizáveis. Para isso, é preciso passar por um relaxamento e só depois iniciar a fase de aprofundamento, onde o  hipnoterapeuta começa a atuar na mente. As sessões costumam ser semanais e o período de tratamento varia, de acordo com a resposta de cada paciente. 

Quando ela pode ser utilizada? 

Muitos problemas físicos, psicológicos e emocionais podem ser tratados por meio da técnica. A hipnose funciona em casos como: 

– Ansiedade e depressão;

– Fobias e traumas;

– Sentimento de rejeição, exclusão e insegurança;

– Distúrbios sexuais;

– Medo de falar em público;

– Problemas com relacionamento afetivo;

– Bipolaridade;

– Dores crônicas;

– Distúrbios alimentares e obesidade;

– Problemas com vícios: alcoolismo, tabagismo, jogos…

– Insônia;

– Mente inquieta. 

Benefícios de se praticar a hipnose

Ao conseguir usufruir do que de melhor a hipnose oferece, é possível começar a sentir algumas mudanças já durante as primeiras sessões. Como a:

– Sensação de relaxamento;

– Mente mais tranquila;

– Diminuição do ciúmes;

– Autoconfiança;

– Melhoria do sono;

– Amplia a memória;

– Aumenta a capacidade de concentração;

– Oferece uma maior consciência dos pensamentos. 

Perceber como funciona a hipnose, ajuda a entender o porquê de esta terapia oferecer a sensação de bem-estar e equilíbrio sem o uso de nenhum tipo de remédio, utilizando apenas o poder da mente para conseguir buscar a cura e a compreensão dos próprios problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here