Dicas simples de como praticar mindfulness para você começar já

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Dicas simples de como praticar mindfulness para você começar já

Treinar a mente com técnicas mindfulness é mais simples do que você imagina e pode fazer muita diferença no seu dia a dia.

Você já ouviu falar sobre o que é mindfulness? Mas já ouviu falar em meditação, não é? Pois então, mindfulness, ou técnica da atenção plena, é um tipo de meditação que está ganhando espaço pelo mundo fora. O melhor modo de explicar o que é mindfulness é na prática: você já percebeu que no mundo de hoje nos habituamos a fazer várias coisas ao mesmo tempo e depois temos a sensação de que não fizemos nada direito? É isso que o mindfulness combate.

E como praticar mindfulness? Acredite, é mais fácil do que parece! O segredo do mindfulness é você se concentrar no aqui e no agora, direcionando sua atenção para o presente. Saiba que você já nasceu com essa capacidade, o problema é que ela é pouco explorada no dia a dia. Muitas vezes, você nem se dá conta de que está perdida entre duas ou mais atividades ao mesmo tempo, como almoçar na frente da TV ou com o celular na mão, ouvir música enquanto trabalha e por aí vai.

A ideia desse treinamento da mente é nos tirar desse piloto automático e nos levar a reconhecer nossos estados internos, sensações corporais e emoções e, então, tornar nossas escolhas mais conscientes.

O mindfulness começou como uma prática budista, mas atualmente os benefícios de suas técnicas já estão muito bem comprovados pela ciência. Além disso, como praticar mindfulness não envolve qualquer conteúdo religioso ou sectário, ou seja, qualquer pessoa, independente de credos ou religiões, pode – e deve – treinar a atenção.

Como praticar mindfulness

“Gostei da ideia do mindfulness, mas não tenho tempo”. Se isso foi o que você pensou, pode parar, porque, ao contrário do que muita gente pensa, praticar o treinamento da mente não precisa ser nada formal, nem sentar com as pernas cruzadas, acender velas ou mesmo estar num ambiente calmo de olhos fechados. No mindfulness, a única coisa que você precisa é de atenção!

A primeira coisa é se conscientizar de que quem você é por dentro determina quem você é por fora. Se seu interior está um caos, como será possível criar calma no exterior? A solução para isso pode estar em separar de 1 a 5 minutos por dia para meditar e, com o tempo, vai aumentando a duração dos exercícios.

A essência da técnica da atenção plena é justamente o que o nome diz. Ao estar conscientemente presente do que você está fazendo no momento, você está treinando a sua mente para o agora, sem sofrer com as amarguras do passado ou com os medos do futuro. Faça realmente o que você está fazendo. Por exemplo: está no banho? Nada de pensar no dia de ontem ou na tarefa de mais tarde! Perceba seu corpo, aproveite para ser gentil com você mesma, sinta a temperatura da água… pronto, você praticou mindfulness e nem percebeu!

Algumas dicas valiosas de como praticar mindfulness:

Troque os julgamentos, seja em relação aos outros ou a você mesma, pela curiosidade. Experimente entender os sentimentos por trás das reações e não julgá-los;

Observe cada atividade com o máximo dos seus 5 sentidos. Qual é a sensação nas mãos? Qual é o cheiro? O que você vê e ouve? Quais as texturas e os sabores na boca?

Se sua mente começar a criar histórias, redirecione gentilmente a atenção para a respiração, permitindo-se voltar ao que está fazendo no momento. Pode ser que você repita esse processo umas 100 vezes, mas é assim mesmo. Continue treinando! Se tiver alguma ideia ou pensamento importante, anote rapidinho para que a mente possa voltar a se concentrar no momento;

Pare, respire profundamente e se concentre nos movimentos do corpo durante a respiração, como a elevação do tórax e do abdome na inspiração ou a sensação do ar entrando e saindo pelas narinas durante a respiração.

Aproveite cada instante, seja no engarrafamento ou numa fila de banco, por exemplo, para respirar calmamente, observar o céu, o clima, as trocas de carinho entre as pessoas.

Viu como praticar mindfulness é rápido, tranquilo e eficiente? Então ponha já essa cabecinha para funcionar, mas no ritmo e no tempo certos.

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