Como saber se estou ovulando: 6 maneiras de descobrir

0
105

Como saber se estou ovulando: 6 maneiras de descobrir

Você quer engravidar e a pergunta que ecoa na sua cabeça é: como saber se estou ovulando? A forma mais natural e barata é observar o próprio corpo para estimar o período fértil. Mas a maneira mais certeira é pela avaliação médica. A ovulação é o período em que o ovário libera óvulos para serem fecundados e é, portanto, o momento em que ela está mais propensa a engravidar. Ela geralmente ocorre duas semanas antes do primeiro dia de menstruação.

Como saber se estou ovulando: principais sinais

A ovulação é caracterizada pelo aumento de libido, de energia e de sentidos aguçados. A mulher também sente mais fome, retém mais líquido e tem mais secreção vaginal. Esses são fatores que podem indicar ovulação, mas, abaixo, estão outros mais específicos. 

1. Desconforto abdominal

Algumas mulheres sentem um desconforto abdominal neste período. Isso porque, na ovulação, há o rompimento do folículo para a liberação do óvulo, o que pode gerar uma dor no abdômen.

2. Alteração na temperatura basal

Dois ou três dias depois da ovulação, há um aumento da produção de progesterona, o que pode provocar um aumento de 0,2 a 0,5 graus na temperatura corporal em repouso. Uma forma de descobrir esta alteração é medir a temperatura basal todo dia, logo quando despertar. Colocar o termômetro debaixo da língua. 

3. Sensibilidade nas mamas

Depois da ovulação, com o aumento de progesterona, as mamas podem ficar mais doloridas.

4. O muco cervical

O muco cervical é um tipo de secreção vaginal. Mais perto da ovulação, ele fica mais transparente e elástico. Parece uma clara de ovo. 

Como saber se estou ovulando: avaliação médica

Como vimos, existem alguns sinais que podem ajudar a mulher a indicar o período em que ela está ovulando. Mas a melhor forma de confirmar isso é com uma avaliação médica, com ultrassom pélvico transvaginal e dosagens hormonais. 

5.Testes de farmácia

Alguns testes de ovulação estão à venda em farmácias. Eles são feitos a partir de uma pequena quantidade de saliva ou de urina (como no caso dos testes de gravidez) e têm 98% de confiabilidade. Alguns dos exemplos disponíveis no Brasil são os testes Ovatel, Confirme e Clearblue. 

6. Exames de laboratório

Há vários tipos de exame que podem identificar isto. Um deles é o ultrassom, para observar o ovário e ver a formação dos folículos. 

Além disso, através das dosagens de hormônios, em exames como o ovariano e o hormonal, é possível saber se há pico ovulatório. 

Assim, para saber se está ovulando, observe bem o seu corpo e, para uma avaliação mais segura, aposte em testes de farmácia e exames laboratoriais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here