Saiba como tirar leite materno

0
293

Saiba como tirar leite materno

 

É possível manter seu filho com leite materno mesmo depois de você voltar a trabalhar fora? Claro que sim! Para manter a amamentação, é necessário sempre esvaziar as mamas quando você estiver longe do bebê. Quanto mais leite é retirado, mais é produzido.

 

A extração deve ser feita em intervalos regulares. Aqui, há dicas de como tirar leite materno, seja em um local especializado ou na sua própria casa.

Como extrair leite materno?

É recomendável extrair leite logo após ou uma hora depois da amamentação, já que as mamas estão cheias. A mãe deve retirar leite (pela amamentação ou pela extração) oito a doze vezes por dia. À noite, é um bom momento para a extração, já que os seus níveis da prolactina, hormônio produtor de leite, estão mais elevados.

 

O Ministério da Saúde também orienta as mulheres sobre como tirar o leite materno. Segundo as instruções, na hora de retirá-lo, a mãe deve relaxar e massagear as mamas em movimentos circulares com a ponta dos dedos em toda a aréola. Depois, colocar o polegar acima da aréola e os dedos indicador e médio abaixo dela, firmar os dedos e empurrá-los para trás, em direção ao tronco. Com cuidado, apertar o polegar contra os outros dedos até o leite sair. A mulher deve apertar e soltar o peito muitas vezes, repetindo o procedimento. E ter cuidado para não deslizar os dedos sobre a pele.

O uso de um extrator

 

Caso a mulher tenha dificuldade ao tirar leite, ela pode fazer o uso de um extrator de leite, que imita a forma como o bebê estimula os seios quando mama. O material drena melhor os seios e aumenta a produção de leite a longo prazo. No início, a mulher pode recolher pequenas quantidades de leite, mas elas aumentam com a extração regular.

Onde tirar leite?

 

As mulheres podem tirar leite em diversos lugares. A retirada pode ser feita em uma sala de apoio à amamentação próxima, em uma Unidade Básica de Saúde ou em um banco de leite humano. Caso não seja possível ir em nenhum desses lugares e sabendo como tirar leite materno sozinha, ela pode fazer isso em um lugar onde tenha tranquilidade e privacidade, como a própria casa.

 

A vantagem de fazer o procedimento em um banco de leite humano é que, nesses locais, o leite pode ser extraído para doação. O leite materno é essencial para a sobrevivência de bebês prematuros e abaixo do peso internados nas unidades neonatais do Brasil e que não conseguem sugar o peito das próprias mães. Dependendo do peso do bebê, cerca de um mililitro já é suficiente para nutri-lo cada vez que ele mamar. Um pote de leite materno doado pode alimentar dez recém-nascidos internados por dia.

 

Dessa forma, a produção do leite depende do esvaziamento da mama. Por isso, quanto mais a mulher amamenta ou tira o leite, mais ela produz. A retirada pode ser feita em um posto de coleta ou em um local de preferência da mulher, desde que ela saiba como tirar leite materno.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here