Como usar tie-dye em looks modernos

0
260

Como usar tie-dye em looks modernos 

O termo tie-dye nasce das palavras inglesas tie (amarrar) e dye (tingir) . É uma técnica de tingimento de tecidos na qual uma peça de roupa é torcida ou amarrada e, então, mergulhada em tintas, que, ao se misturarem, criam estampas únicas. O efeito é lindo e pode-se variar com muitas cores.

Mas como usar tie-dye e quais os seus benefícios? A técnica de tingimento é exclusiva e personalizada, é a arte do inesperado, já que nunca é possível saber o resultado antes da finalização e ser extremamente difícil sua repetição. Torna-se acessível a qualquer pessoa por poder ser produzida manualmente e em sua própria casa. Atualmente, claro, a técnica é feita de forma mais padronizada e industrial.

O surgimento do tie-dye

O estilo tie-dye foi popularizado pelos hippies nos anos 60 a 70, mas possui suas raízes na Índia, onde é conhecido como bandhani, e no Japão, como shibori. Nos anos 90, um grupo conhecido como “deadheads”, começou a usar o tie-dye como seu símbolo. Eram fãs da banda de rock The Grateful Dead. Logo eles começaram a usar os designs nos shows e a vender algumas peças durante as apresentações, revitalizando o estilo.

Naquela ocasião, não havia nenhum jovem no mundo inteiro que não tivesse uma camiseta colorida tie-dye. Quem nunca usou a técnica para dar um novo visual às camisetas?

Como usar tie-dye em um estilo mais moderno?

O tie-dye começou a ser mais difundido nos anos 60. Por isso, é ligado, muitas vezes, a algo mais vintage. Mas como usar o tie-dye nos dias dias de hoje? Como a moda vai e volta, o tie-dye voltou, mas de new face, sofisticado, sem cores vibrantes.

Marcas famosas ajudaram essa tendência a reaparecer, colocando muitas peças com padrão tie-dye nas suas coleções novas.

As fashionistas adoraram a volta dele e já começaram a criar looks com produções bem despojadas. Pode fazer parte da escolha de mulheres dos mais variados estilos e gostos. Teve adesão de muitas celebridades e top models internacionais.

Dicas de como usar o tie-dye

O tie-dye surge com cores mais sóbrias, mais elegante nesta temporada, em camisas de seda, saias esvoaçantes e até no jeans. Da camiseta ao vestido extravagante, no dia-a-dia, no trabalho, no lazer, nas festas… Basta saber combinar e usar. Veja alguns looks para usá-lo.

Um looks sofisticado: na saia midi ou longa.

Também é possível usá-lo na segunda pele, junto com uma calça de formato mais largo. 

Em visual descontraído, o tie-dye aparece em jeans, saias, shorts ou calças esportivas. 

Também no estilo esportivo, em um moletom ou uma blusinha básica.

As peças soltinhas, com a cara do verão, deixam o visual bem confortável. 

Com o tie-dye, vestidos com modelos simples se transformam em peças marcantes. As nuances da estampa dão aquele up em peças casuais e de festa, trazendo um toque fashionista na medida certa.

 Até nos acessórios como lenços, turbantes e fitas para cabelos eles podem ser usados. 

Como usar tie-dye na própria padronagem

Comece com uma peça simples, como uma camiseta branca. Também será necessário um barbante e quantas cores forem necessárias de corante para tecido (as cores que você quiser).

Amarre a t-shirt com o barbante da forma que achar melhor. Depois, separe bacias com 2 colheres de sal grosso e água fervendo. Coloque o corante em cada um deles. O último passo é mergulhar cada pedaço amarrado na cor desejada e esperar secar.

Produza estampas multicoloridas também em jeans, vestidos, bolsas e até mesmo nos tênis. dando um toque diferente e descontraído à sua peça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here