Concha de amamentação: o que é, para que serve e cuidados

0
363

As conchas de amamentação são desenhadas para lactentes que sofrem com os problemas de mamilos invertidos, rachados ou com escape de leite. O formato é anatômico: são duas peças de silicone que se moldam facilmente ao formato dos seios da mulher.

Como funcionam as conchas de amamentação

A concha de amamentação deve ser colocada ao redor da aréola, o que permite que o seu mamilo fique posicionado em um buraquinho no centro da peça. A concha vai pressionar levemente o mamilo, mas não deve causar dor. Depois de posicionar este pedaço, você encaixa outra peça que vai servir para coletar leite que possivelmente vaze enquanto estiver usando a concha de amamentação.

Quando usar concha de amamentação

Para quem tem problemas com mamilos rachados, leite empedrado, ressecamento e outras condições, a concha de amamentação pode ser uma solução para prevenção e cura. Veja alguns motivos:

  • Para corrigir mamilos planos, retraídos ou invertidos. Se você usar a concha entre uma amamentação e outra, ela vai ajudar a projetar os mamilos para fora, ficando em uma posição mais confortável para o bebê e menos dolorosa para a mãe.
  • As conchas de amamentação também podem combater o ressecamento e as rachaduras nos mamilos porque evitam o contato direto com as roupas. Assim, as chances de prevenção e melhora desses quadros aumentam.
  • Usar conchas de amamentação também pode aliviar o inchaço das glândulas mamárias. Uma vez que põem uma pressão constante nos mamilos e drenam um pouco do leite que vaza, o risco de ter leite empedrado e de consequências disso é reduzido.

Dá para usar concha de amamentação grávida?

Se estiver grávida, é importante conversar com o seu médico antes de usar a concha de amamentação. Algumas mulheres que têm mamilos planos ou invertidos podem começar a usá-la antes mesmo do nascimento do bebê para evitar futuras dores e complicações na amamentação. Entretanto, você não deve usá-las se tiver risco de parto prematuro porque elas podem causar contrações uterinas, já que estimulam os mamilos.

Diferença entre concha de amamentação e escudo de mamilo

A concha de amamentação não é o mesmo que o escudo de mamilo. Os escudos são recomendados pelos médicos quando o bebê está tendo dificuldades na hora da amamentação e são utilizados enquanto amamenta. Já as conchas, por outro lado, devem ser sempre removidas na hora de dar de mamar à criança.

Mais ou menos vazamento

Apesar de as conchas de amamentação serem indicadas para as mamães que têm problemas com vazamento de leite, é possível que estimulem um vazamento ainda maior – esse risco é maior, especialmente durante as primeiras semanas do seu bebê. Por outro lado, quando os vazamentos são excessivos, as conchas podem ajudar a conter o volume de leite que vaza.

Posso armazenar o leite coletado na concha?

Bactérias e fungos encontram seus lugares preferidos em ambientes quentes, escuros e úmidos – exatamente o ambiente da sua concha de amamentação. Além de lavá-la constantemente, você não pode usar o leite coletado para amamentar seu bebê. 

Higienização e cuidados com a concha de amamentação

As conchas de amamentação têm buracos de ventilação que permitem que o ar circule pelos seios e mamilos. Esse “respiro” é necessário para os tecidos do seio e dos mamilos para manter a umidade dentro da concha, assim ela se fixa melhor aos seios. Porém, em períodos longos, essa umidade pode causar irritações. É preferível que você mantenha a sua concha de amamentação limpa e seca sempre que possível. Alguns problemas comuns relacionados à falta de higienização dessa peça são: hash cutâneo (vermelhidão), rachaduras, descamamento de pele e mastite. 

A lavagem é muito simples: basta misturar um pouco de água e sabão neutro e lavar a concha, deixando-a secar naturalmente.

Onde comprar conchas de amamentação

As conchas de amamentação podem ser encontradas em farmácias e em lojas especializadas em produtos para bebês, mas também estão disponíveis em diversas lojas online. Não é necessário ter uma receita médica para adquiri-las, mas é sempre recomendável falar com o seu médico para verificar se há alguma restrição e se indica alguma marca específica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here