Como fazer consulta auxílio doença

0
378

Como fazer consulta auxílio doença

A consulta auxílio doença pelo site do INSS é um procedimento muito simples para quem já passou pelas etapas de perícia médica. Mas, se ainda não solicitou, vai precisar saber como fazê-lo.

Como solicitar auxílio doença

O auxílio doença é concedido aos trabalhadores que estejam na qualidade de segurados do INSS após o cumprimento de carência de 12 meses. A carência só é dispensada nos casos de acidentes de trabalho.

Todo trabalhador que tenha que se ausentar por mais de 15 dias (corridos ou não) em um intervalo de 60 dias pela mesma doença deve entrar com o pedido de recebimento do auxílio doença no INSS e passar por perícia médica que comprove a condição originária.

Na perícia, o trabalhador pode preencher um formulário que autorize a presença de um acompanhante – este pode ser tanto o seu médico particular quanto um parente. Entretanto, a aceitação ou não do acompanhante fica a critério do médico responsável pela perícia.

Documentos para solicitar auxílio doença

Basta marcar um horário em uma agência do INSS. O horário pode ser marcado online pelo sistema de agendamento da DataPrev e o comparecimento na agência será para entregar os documentos e já fazer o exame pericial.

Documentos necessários:

  • Documento de identificação (RG, CNH, CTPS);
  • Número do CPF;
  • Comprovação de vínculo com o INSS (carnês de contribuição, carteira assinada etc.);
  • Documentos que atestem a condição médica (laudos, atestados) para análise da perícia;
  • Empregados de empresas devem levar declaração carimbada pelo empregador que certifique o último dia trabalhado;
  • Segurados especiais devem levar documentos que atestem as condições, como contrato de arrendamento ou declaração do sindicato.

Note que, caso faça o agendamento e não compareça à perícia e entrega dos documentos, ficará impossibilitado por 30 dias de fazer nova remarcação.

Prorrogação de auxílio doença

Nos últimos 15 dias de concessão do auxílio, se o período concedido não for suficiente, o beneficiário poderá requerer a prorrogação do benefício desde que fundamente o seu pedido com atestados médicos e laudos que comprovem a evolução do quadro do paciente. Será feita uma nova perícia, na qual o médico decidirá se estende ou não o benefício.

Consulta auxílio doença

Para quem já requereu o benefício, a consulta auxílio doença pode ser feita acessando o site do INSS. Ao clicar no botão “RESULTADO”, o usuário será redirecionado ao sistema DataPrev onde deve preencher seus dados pessoais para ter acesso ao parecer médico a respeito da concessão do benefício.

Diferença entre benefício auxílio doença e acidentário

Enquanto o auxílio doença está relacionado a patologias que o empregado ou beneficiário possa contrair ou sofrer – como pneumonias, câncer, AVC, acidentes fora do trabalho – o auxílio acidentário é acionado quando ocorre um acidente de trabalho: lesão por esforço repetitivo, fratura de membros e consequências de condições insalubres de trabalho são alguns exemplos.

As principais diferenças entre um e outro estão: no tempo de estabilidade após a concessão da licença e no prazo de carência para concessão do benefício:

Tipo de pedidoCarênciaEstabilidade após a licença
Auxílio doença12 mesesNão há
AcidentárioNão há12 meses

Meu pedido de auxílio doença foi negado. O que fazer?

Se o seu pedido de auxílio doença for indeferido, você terá até 30 dias após a decisão do médico da perícia para apresentar um recurso na Junta de Recurso do INSS. Se ainda assim o recurso for julgado indeferido, ainda há possibilidade de entrar com processo judicial para recebimento do benefício.

Agora que já sabe tudo sobre como fazer consulta auxílio doença, agende o seu horário de comparecimento a uma agência do INSS e não se esqueça de remarcar a visita caso não possa comparecer. Do contrário, ficará impossibilitado por 30 dias de fazer uma nova marcação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here