Você sabe o que é o corpo lúteo?

0
482

Você sabe o que é o corpo lúteo?

O corpo lúteo é, basicamente, o organismo da mulher se preparando para uma possível gravidez.

Para muitas mulheres, menstruação é sinônimo de desconforto e dor, mas é fato que esse é um momento determinante para quem quer desenvolver uma gestação. Por isso, é muito importante conhecer bem cada uma das fases do período menstrual e a função e saber o que é o corpo lúteo nesse processo.

Para entender melhor o que é o corpo lúteo, também conhecido como corpo amarelo, é preciso conhecer o ciclo da ovulação. Quando a menstruação desce, tem início a primeira fase da menstruação, a estrogênica ou fase folicular. Logo após vem a fase da ovulação, ou fértil, quando o corpo da mulher libera de 10 a 20 pequenos óvulos para a fecundação. A terceira fase é a lútea, e nela o corpo lúteo é formado para dar suporte ao embrião fecundado.

Quando um desses pequenos óvulos se desenvolve mais rápido ou fica maior do que os outros, ele se torna um potencial óvulo folículo dominante, com grandes chances de ser fecundado. Após crescer e amadurecer, o óvulo é liberado para ser fecundado e o que era folículo se torna então, um corpo lúteo, secretando progesterona para deixar o endométrio grosso e preparado para abrigar o embrião. É assim até o final do primeiro trimestre de gestação, quando o corpo lúteo se desfaz e dá lugar à placenta, que irá levar todos os nutrientes que o bebê precisa.

A presença do corpo lúteo não é sinônimo de gravidez, mas um sinal de alerta de que houve ovulação e é bem provável que vem um bebê por aí. Por isso, o corpo lúteo pode confundir até os médicos. O ideal é seguir fazendo o acompanhamento com o ginecologista para ter a certeza da gestação.

A fase lútea dura geralmente de 12 a 16 dias, dependendo do ciclo menstrual de cada mulher, e, durante esse período, os hormônios entram num verdadeiro jogo de sobe e desce. No início do período lúteo os níveis de estrogênio ainda estão altos, o útero já repôs todas as camadas do endométrio que foram liberadas pela última menstruação e o óvulo que foi liberado se acomodará confortavelmente enquanto aguarda a fecundação.

O corpo lúteo permanece preparado por cerca de duas semanas e após este período se decompõe quando o óvulo folículo dominante não é fecundado. Enquanto isso, o corpo da mulher produz uma diminuição da secreção de progesterona, dando origem a um novo sangramento menstrual e outro ciclo que irá formar um novo corpo lúteo.

É nesse momento que é comum sentir a indesejada TPM (tensão pré-menstrual) e sintomas como inchaço, irritabilidade, pele oleosa ou dor nos seios. Para amenizar, cuide da alimentação e evite excessos de cafeína, açúcar e alimentos gordurosos. Também vale investir mais nos exercícios físicos e beber muita água enquanto o seu corpo está trabalhando no processo do que é o corpo lúteo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here