Cromoterapia: significado das cores. Tudo o que deve saber!

0
67

Cromoterapia: significado das cores

O uso de vestuários, acessórios e objetos coloridos influenciam diariamente no nosso estado de ânimo, promovendo a sensação de bem-estar físico e mental. A cromoterapia – significado das cores, trabalha precisamente esse ponto, o equilíbrio energético que as cores trazem naturalmente a cada pessoa. 

A cromoterapia sempre estive presente nas culturas antigas, possuindo desde essa época funções terapêuticas, baseando-se nas propriedades de cada uma das cores. O método utilizado por esta terapia, leva em conta a reação vibratória que cada cor promove no organismo, mas também nas emoções de cada um. 

Qual o significado das cores na cromoterapia? 

Na terapia das cores, cada uma delas possui uma energia vibratória diferente, que pode auxiliar em determinada questão na vidas das pessoas. O conjunto de cores utilizado no método são as do arco-íris e o rosa:

Amarelo

Cor da vivacidade, o amarelo desperta a produção intelectual, a criatividade e a inovação. Na saúde, ele é indicado para pessoas provadores de diabetes e atrofias. Para a pele, ajuda no rejuvenescimento, mantendo a elasticidade e auxiliando na rápida cicatrização. 

Azul 

Serenidade e paz. O azul promove uma tranquilidade no corpo e na mente. Na saúde, a cor azul é responsável por uma energia calmante, pois atua diretamente no sistema nervoso. É ela quem auxilia com energias analgésicas, antiinflamatória e antinfecciosas. 

Laranja

Coragem é a energia que emana dessa cor, que é a preferida pelos budistas. Ela também auxilia na recuperação das emoções. Na saúde, a cor laranja ajuda na retirada de pedras na vesícula e rins. Auxilia também no tratamento de tumores e nódulos. 

Índigo 

Com uma coloração mais escura que o azul, a cor índigo traz um equilíbrio energético e auxilia na conexão divina. Estimula a intuição e purifica ambientes. Na saúde, ela auxilia nos processos inflamatórios e rege a parte auditiva e da visão. 

Verde

A cor do equilíbrio, o verde propõe o bem estar físico e mental. Na saúde, ele possui energias que fortalece a imunidade e é recomendada para que sofre com problemas de infecção, do coração e circulatório.  

Violeta

Espiritual e mística, ela trabalha diretamente na limpeza de ambientes onde haja uma má vibração. Por conta disso, ela equilibra sensações e promove uma elevação espiritual. Na saúde, a violeta é a cor central do sistema imunológico, sendo recomendado para que possui tumores malignos. 

Vermelho

É a cor da paixão, da sensualidade e do poder. Estimula a atividade intelectual e afasta a depressão. Na saúde, a cor vermelha estimula o sistema circulatório e aumenta a produção de glóbulos vermelhos. Para pessoas que possuem constantemente anemia, a cor é recomendada. 

Rosa 

Representando os relacionamentos, sejam amorosos, pessoais ou profissionais, o rosa é  cor que estimula a união. Afeta a solidão e remete ao amor no seu significado maior. Na saúde, o rosa elimina as impurezas existentes na corrente sangüínea. 

Cromoterapia: significado das cores – Como aplicar?

Em um tratamento com a terapia das cores costuma ser realizada em salas com a aplicação direta da luz no paciente deitado. Em alguns casos é feito também o uso de cristais, dependendo da queixa principal. É possível também utilizar da visualização das cores durante as práticas meditativas, 

Porém, você pode durante o seu dia a dia usufruir da energia das cores, use a criatividade. Abuse das cores no seu vestuário, bolsas e acessórios. Na hora das refeições, escolha os alimentos também pelas cores.  Dentro de casa ou no escritório, crie ambientes diversos utilizando a energia das cores na decoração ou nas luminárias.  

A cromoterapia e o significado das cores é uma prática reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1976, estando na lista das principais terapias complementares. Atualmente ela é muito utilizada em maternidades, aplicando a luz ultravioleta em bebês que tenham nascido de maneira prematura e que estejam em incubadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here