Como cuidar dos dentes do bebê

0
389

Como cuidar dos dentes do bebê 

A partir dos 6 meses de idade os dentes do bebê começam a dar seus primeiros sinais começando a evoluir, até a completa formação da primeira arcada dentário por volta dos três anos. E com isso algumas dúvidas podem surgir nas novas mamães. 

Os dentes do bebê, também conhecidos como dentes de leite, ajudarão o seu pequeno na mastigação, além de exercer papel importante na fala. Eles ajudarão na pronúncia das primeiras palavras de forma mais correta. Mas não é só isso, os dentes de leite também mantém o lugar dos dentes permanentes, ou seja, produzem o espaço para a dentição posterior.

Primeiros cuidados com os dentes do bebê

Assim como para os adultos, os dentes do bebê exercem funções muito importantes. Embora a estimativa de aparecimento dos primeiros dentinhos estimativa de aparecimento dos primeiros dentinhos seja aos 6 meses, a erupção da gengiva pode ocorrer antes ou depois desse período. 

Em todo caso, uma dica importante, é buscar por um dentista pediátrico para orientar sobre como proceder, caso você note algo de estranho. Isso porque o período de erupção causa um pouco de desconforto no bebê e ele poderá apresentar sinais como: chorar mais, necessidade de morder, necessidade de mastigação, desconforto na hora da alimentação, entre outros. 

Além disso, o cirurgião dentista poderá acompanhar o desenvolvimento dos dentes de leite e posteriormente a arcada permanente. Evitando a formação de cáries e infecções. Nesse quesito é bom ficar atenta. As infecções na gengiva, durante o processo de formação dos dentes de leite, são mais comuns do que se imagina e um tanto perigosas se não forem acompanhadas devidamente. A boa higiene é um dos caminhos para evitá-las. Um dente de leite deteriorado por uma cárie, por exemplo, pode também danificar o dente permanente que virá a seguir. 

Outra função importante dos dentes do bebê é a colaboração no desenvolvimento da fala. Isso porque ao tentar formar sons um conjunto de partes do rostinho do seu bebê será como uma orquestra, em que os instrumentos, língua, bochecha e lábios são os músicos principais. Dentes com posicionamento adequado farão com que a pronúncia saia correta e de forma mais clara.

Por tratar-se de uma estrutura frágil, os dentes do bebê podem estragar-se rapidamente, mal apareçam na boca. É comum crianças ingerirem maior quantidade de produtos açucarados e papinhas de frutas. Os líquidos como os sucos de fruta, por exemplo, ou mamadeiras, podem ser grandes vilões quando se fala de dentes de leite. 

A higiene das gengivas deve ser feita com a ajuda de uma toalha de rosto, macia, molhada, ou gaze depois de cada ingestão, seja de líquido, papinha ou mesmo depois de você amamentar. Quando notar o surgimento dos primeiros dentinhos, providencie uma escova macia, especial para bebês, e realize a higiene com água. 

A medida que seu filho for crescendo, estimule o cuidado com os dentes, sempre peça para que ele próprio faça sua higiene oral, mas fique de olho. Supervisão é importante! Após 1 ano e meio (18 meses) você pode optar por uma pasta de dentes com baixo teor de flúor e sem álcool. Há hoje no mercado cremes exclusivos para crianças, que apresentam sabores de fruta. O que permite que a criança se habitue mais rapidamente. Ensine como usar, explique que não deve engolir e tenha sempre o cuidado de pôr o creme dental na escova em quantidade suficiente. Não deixe seus filhos fazerem isso sozinhos, nesta fase.

Dicas de como evitar o surgimento de cáries nos dentes do bebê

Você pode evitar o aparecimento de cáries nos dentes do bebê apenas evitando maus hábitos, tais como:

  • Não coloque a chupeta dentro de mel, açúcar ou qualquer outro produto açucarada. Além de a ingestão de açúcar não fazer bem, vai acumular resíduos nas gengivas e nos dentes de leite. Além disso, cria um hábito e vício por açucarados difícil de controlar mais tarde. Pense bem, se seu dentista e nutricionista dizem para você reduzir o consumo de açucarados, por que isso faria bem para o seu filho? Caso a intenção seja acalmá-lo – geralmente é – tente músicas para bebê. Você irá se surpreender.
  • Sempre limpe a chupeta antes de entregar ao seu filho novamente. Isso porque os resíduos que podem permanecer em uma chupeta não higienizada podem não só danificar os dentes e gengivas, como trazer uma série de bactérias para o seu bebê. Tenha atenção a isso, pois o sistema imunológico de uma criança nesta idade está em formação. Fique atenta.
  • A indicação para visitar o dentista pela primeira vez é aos 12 meses. Que é quando os dentinhos já estão mais aparentes. No entanto, não exite em adiantar a visita caso tenha dúvidas sobre o crescimento, higiene e cuidados com o nascimento dos primeiros dentes de leite.

A saúde bucal deve ser levada a sério desde o aparecimento dos primeiros dentes do bebê. Assim como a boca é a porta de entrada para os nutrientes e vitaminas que seu filho necessita durante o crescimento, permite também a entrada de bactérias não desejadas. Fique atenta aos primeiros sinais de dentição e aproveite cada segundo da fase de crescimento do seu bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here