Como fazer o desfralde noturno

0
310

Como fazer o desfralde noturno

A primeira coisa a verificar é se já está na hora certa para o desfralde noturno. Normalmente, em torno dos três anos, a criança está apta para começar esta fase. Porém, e uma vez que exige alguma maturidade por parte da criança, deve sempre avaliar-se caso a caso.

Não pressione o seu filho a antecipá-la! Respeite os limites do seu filho, pois ele pode precisar de um pouco mais de tempo para o desfralde.

Não há receita de bolo, ninguém é igual, mas algumas dicas vão ajudar nesse processo. 

Dicas para o desfralde noturno

  1. O desfralde noturno depende do controle dos esfíncteres. Você percebe que é o momento de largar a fralda quando seu garoto avisa que está com vontade de fazer xixi, controla a saída da urina até chegar ao vaso.
  2. Geralmente, quando as crianças largam a fralda diurna, sentem-se incomodadas de usá-la também à noite. Portanto, respeite a decisão do seu filho e fale que agora ele terá que levantar da cama para fazer xixi para não ficar molhado.
  3. Deve observar se ele acorda inúmeras vezes com a fralda seca, demonstrando capacidade de controle urinário para começar o desfralde noturno.
  4. Os meninos necessariamente, neste momento, não são obrigados a urinar de pé, podem escolher, inclusive, se vão usar penico ou redutor de assento.
  5. A criança deve estar em condições de fazer xixi sozinha ou aprender a fazê-lo, limpar-se, dar descarga… Mas nunca utilize escadas ou banquinhos que não sejam antiderrapantes, que possam oferecer risco de queda.
  6. É importante levá-lo ao banheiro antes de ir para a cama e aguardar, pacientemente, que ele faça todas as suas necessidades. Restrinja também o consumo de líquidos à noite. Ao acordá-lo, leve-o imediatamente ao banheiro para esvaziar sua bexiga.
  7. Cubra o colchão do seu filho com protetor para não vazar a urina. Se ele tiver irmãos ou crianças próximas mais velhas, peça ajuda a elas para que mostrem como fazem para fazer xixi sozinhos à noite. 
  8. Algumas mães acham vantajoso usar fraldas de treinamento (menos absorventes), muito semelhantes à calcinha/cueca. Mas, na opinião da maioria dos pediatras, foge aos princípios de tornar a criança independente, já que ela sabe que não vai se molhar se urinar, não facilitando o desfralde noturno.
  9. Podem ocorrer alguns escapes. E, se às vezes a cama estiver molhada, não brigue. Convença-o de que isso acontece, que ele não precisa ficar com vergonha. Há crianças que, por medo de que os pais briguem, prendem a urina e acabam por causar infecção urinária.
  10. Se após os 6 anos o seu pequeno ainda urina na fralda, apesar de todo o seu esforço, fale com o pediatra. Isso pode significar alguma patologia.
  11. Estimule sempre seu jovenzinho. A cada fralda seca, festeje com ele. Afinal, largar a fralda, definitivamente, é uma conquista. E não se esqueça: utilize uma luz leve para iluminar o caminho até o banheiro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here