Dieta e emagrecimento: uma relação de parceria e sucesso

0
611

Dieta e emagrecimento: uma relação de parceria e sucesso

Não dá para pensar em emagrecimento sem levar em conta o que está nas nossas refeições.

Quem quer emagrecer não pode fugir de uma realidade: dieta. O caminho para o emagrecimento segue bons hábitos alimentares e não é só a gente que diz isso não. Vários estudos realizados em todo o mundo já mostraram que dieta e emagrecimento caminham juntos e estão diretamente ligados.

Para começar, uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que quem quer acelerar o processo de emagrecimento precisa investir no que come. Isso porque é mais fácil cortar diariamente uma quantidade elevada de calorias, como aquela sobremesa cheia de açúcar, do que perdê-las com o exercício físico. Faz sentido, não é?

Outro estudo norte-americano apontou a parceria entre dieta e emagrecimento. Segundo a publicação, as pessoas analisadas que não alteraram a dieta, mas praticaram corrida ou caminhada, perderam menos peso que o esperado, em torno de 2 a 3 quilos.

Quando fazemos dieta para perder peso, diminuímos a quantidade de carboidratos na alimentação, o que leva o organismo a usar o estoque de energia, no caso, a gordura. Com isso, há a perda de gordura e o processo de emagrecimento ocorre de maneira saudável.

Dieta e emagrecimento

A revista norte-americana Women’s Health mostrou que a equação para a perda de peso está na seguinte divisão: 80% de dieta e 20% de exercício físico.

Faça as contas: cortar 600 calorias por dia de segunda a sexta-feira já vão tirar quase 3 mil calorias da sua semana. Essa meta é facilmente alcançada ao excluir alimentos processados, fritos e doces.

Aliado a isso, três dias de exercício físico moderado por semana, com uma média de gasto de 250 calorias em cada, vão queimar outras 750 calorias, que correspondem aos tais 20%.

Enquanto a dieta vai suprir as necessidades energéticas e nutricionais do organismo, a atividade física promove a queima das calorias acumuladas em forma de gordura, além de firmar os músculos das pernas, braços e glúteo, diminuir a celulite, regular os níveis de glicemia, colesterol, triglicerídeos e pressão arterial, aumentar a disposição e a sensação de bem-estar.

Dieta personalizada

Se você já passou o olho em várias dietas para emagrecer e nenhuma te agrada, que tal investir em uma personalizada para você? O segredo é seguir essas dicas para um cardápio de 2.000 calorias/dia:

Café da manhã

Frutas, cereais, pães integrais e oleaginosas. Para beber: sucos naturais, água de coco, chás, leite ou café.

Lanche da manhã

Frutas, oleaginosas, alimentos naturais e integrais de baixo índice glicêmico.

Almoço

Divida o seu prato de almoço em quatro partes: duas preenchidas com saladas e legumes, uma com carboidrato e uma com proteína. Para beber: sucos naturais ou chás.

Lanche da tarde

Alimentos naturais e integrais com carboidrato, proteína e gordura boa. Para beber: café, chás ou iogurtes.

Jantar

Refeição com carboidratos, proteínas de digestão simples, gorduras, vitaminas e minerais devem ser fornecidos adequadamente.

Ceia

Lanche rico em proteína, como fruta ou torrada integral.

Dicas para uma dieta bem sucedida

Para que a relação dieta e emagrecimento alcance os resultados propostos, é importante unir a ela algumas dicas importantes. Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar, durma bem, beba no mínimo 2 litros por dia, priorize salada e alimentos integrais nas refeições, evite o excesso de sal e alimentos fritos, dê preferência aos preparos assados e cozidos. E se algum dia você enviar o pé na jaca, não desanime! Comece de novo e mentalize o mantra: você vai conseguir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here