Dieta low carb: como funciona, o que é e por que aderir?

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Dieta low carb: como funciona, o que é e por que aderir?

Quer emagrecer com saúde? Experimente uma dieta low carb. Como funciona e como fazer a gente explica!

Quem anda à procura da melhor forma de perder peso acaba por descobrir os muitos benefícios da dieta low carb. Como funciona muito bem e ainda ajuda o organismo a acelerar o metabolismo, ela é muito indicada por médicos e nutricionistas a uma variedade de pessoas.

O plano visa o corte massivo dos carboidratos, ou seja, abrir mão de massas, pães, pizzas e alguns cereais. Mas isso não quer dizer que você não possa comer alimentos semelhantes em uma dieta low carb. Como funciona? Você pode substituir as farinhas em alguns alimentos por versões low carb. Aí pode comer vários alimentos, porém de forma saudável!

Dieta low carb: como funciona e quais os benefícios?

Funciona reduzindo as massas, farinhas e semelhantes à base de trigo. Com isso você também pode reduzir o consumo de glúten. Para compensar, você aumenta a ingestão de gorduras boas, vegetais, legumes e proteínas.

Quando você faz isso, o seu corpo começa a usar a própria gordura corporal acumulada para gerar energia ao cérebro. O processo tem nome e é conhecido como cetose.

Sem falar que no momento em que você dá início a essa dieta você já sente uma série de vantagens. É que os carboidratos em excesso causam inchaço, prisão de ventre e ganho de peso.

Por isso, a dieta low carb é ótima, ela melhora o seu corpo de forma geral. Nos primeiros dias você volta a ter um funcionamento intestinal regular, evitando aqueles dias “trancada”. Além disso, você passa a se sentir mais leve e ter menos fome.

Comer vegetais e proteínas dá muito mais saciedade do que massas e arroz. Isso acontece porque os carboidratos são rapidamente absorvidos pelo corpo. Enquanto que os outros componentes têm liberação mais lenta e demoram mais para serem quebrados e absorvidos.

Por que fazer dieta low carb?

Se você está se perguntando se dieta low carb funciona mesmo, saiba que sim. O método é comprovado há anos pela medicina e altamente recomendado para pessoas com diabetes e pré-diabetes, bem como pacientes obesos e com outros problemas de saúde.

O bacana desse plano alimentar é que você pode criar diversas versões de pratos low carb substituindo os carboidratos por fibras, proteínas ou vitaminas.

Diferentes dietas low carb? Como funciona a escolha?

Com o passar do tempo, cientistas e nutricionistas diversificaram a dieta e criaram novos planos alimentares dentro dela. Atualmente existem a dieta de Atkins, cetogênica, paleolítica e slow carb.

A escolha deve ser feita junto de um nutricionista, pois cada uma dessas variações tem uma função específica. Por exemplo, a paleolítica tem por objetivo comer mais proteínas, já a cetogênica prioriza os ácidos graxos.

Quem não pode fazer?

Infelizmente, a dieta low carb não é indicada para todo mundo. Ela pode ser prejudicial para pessoas com insuficiência renal, cardíaca ou hepática. Grávidas, lactantes e atletas devem consultar um profissional antes optar por esse tipo de cardápio.

Grávidas precisam ter ainda mais atenção, pois o ácido fólico, uma das principais substâncias vitais na formação do feto, está presente em grãos como trigo, milho e alimentos que muitas vezes são proibidos na dieta low carb. Como funciona na formação do tubo neural, o ácido fólico precisa estar presente na dieta da futura mãe desde o início da gestação.

Por isso, se você for recomendada uma dieta assim, procure se informar se você tem outra fonte da substância na sua alimentação.

 

Fonte: Science Direct

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