Dieta para quem amamenta: perca peso com saúde

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Dieta para quem amamenta: perca peso com saúde

Uma dieta para quem amamenta deve ser rica em nutrientes e vitaminas. Há muitos equívocos sobre perda de peso e amamentação, atribuídas às dietas pobres em calorias. Na verdade a amamentação queima um maior número de calorias diárias, mas com isso as mamães acabam por ficar ainda mais famintas. 

A falta de sono, a amamentação e o gasto elevado de calorias faz com que as mamães tenham a  tendências de suprir suas necessidades em carboidratos vazios: açúcares, pães e bolachas viram os protagonistas dos lanchinhos entre uma soneca e outra. 

Saiba como uma dieta para quem amamenta deve ser e tire o maior proveito dessa fase tão gostosa de aproximação entre mamãe e bebê.

Como manter a boa forma com uma dieta para quem amamenta

A dieta para quem amamenta deve, em primeiro lugar, manter a saúde da nova mamãe impecável, em segundo plano vem o seu jeans. Isso porque você levou longos nove meses para adaptar seu corpo a uma gravidez e não será na primeira semana que conseguirá se desfazer de todo peso extra. 

Em geral, sua dieta é importante para seus próprios níveis de saúde e energia, e não afetam diretamente o seu leite materno ou o seu bebê. Imagine que mesmo em países onde a comida é escassa, as mães são capazes de amamentar e seus bebês crescem. No entanto, existem alguns nutrientes que um bebê precisa que podem ser afetados se a ingestão da mãe for muito baixa, como o iodo e a vitamina B12.

Pense bem antes de comer: se a vontade for por um snack, opte pela pipoca e deixe os salgadinhos de lado. A aveia, em qualquer que seja sua apresentação, é uma ótima opção para o café da manhã para uma mãe que está amamentando e que está tentando perder peso, ao mesmo tempo. Ela mantém você satisfeita por um longo período de tempo e mantém os níveis de insulina estáveis. Você pode comer aveia em qualquer horário do dia, desde que se mantenha hidratada com a quantidade ideal de água. Vegetais ricos em amido, como batata doce assada ou em purê, também podem satisfazer seu desejo por carboidratos. Arroz integral é um ótimo acompanhamento para pratos mais complexos.

Programe-se: manter uma rotina alimentar pode ajudar sua dieta nas primeiras semanas. Deixe frutas e verduras cortados e bem embalados, na geladeira, para saciar sua vontade de doces. Cozinhe porções de refeições saudáveis e congele. Isso fará com que você sempre tenha boas opções de refeição sem se preocupar com o que está comendo.  

Quando você está amamentando, seu corpo é capaz de compensar parcialmente a demanda extra de nutrientes, usando-os de forma mais eficiente e com isso há um aumento do apetite. Você pode obter a energia extra e os nutrientes necessários comendo um pouco mais dos mesmos alimentos que normalmente consumiria. Procure fazer pequenas refeições diárias, quando se está com fome as chances de comer o que você sabe que não deve, e não vai lhe beneficiar, aumenta. 

Dieta para quem amamenta: emagreça com saúde 

Uma dieta para quem amamenta deve contar com uma variedade de alimentos nutritivos e integrais que garantam que a mãe receba todos os nutrientes que o bebê precisa.

Uma lista de alimentos obrigatórios para quem está amamentando:

  • Carne: dê preferência ao fígado. Muitas torcem o nariz, mas saiba que é uma das partes mais ricas em nutrientes e vitaminas.
  • Peixe: Salmão sempre será lembrado em dietas saudáveis, não é? Opte pelos grelhados.
  • Frutas: aqui o que manda é o seu gosto pessoal, desde que você adicione uma boa dose de fruta diariamente à sua rotina.
  • Frutos secos e sementes: Amêndoas, nozes, sementes de chia, sementes de cânhamo e sementes de linhaça.
  • Outros queridinhos de uma boa dieta: Ovos, quinoa e chocolate 70%.

Evite alimentos processados, congelados ou com alto teor de açúcar. Não limite sua alimentação a uma lista fixa. Tente inovar sempre utilizando produtos frescos. 

 

O bacana de se fazer uma dieta para quem amamenta é você poder adaptar seu plano alimentar ao seu estilo de vida. Isto é, você pode preferir cortar mais calorias ou fazer mais exercícios, por exemplo. Se você estiver queimando mais calorias do que ingerindo irá emagrecer. Uma boa maneira de queimar calorias também é dar um passeio com seu bebê após cada amamentação, isso com certeza fará você caminhar mais vezes.

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