As 3 doenças causas por fungos que mais afetam a população

0
607

As 3 doenças causas por fungos que mais afetam a população

As doenças causadas por fungos são, em sua maioria, causadas por agentes presentes em nosso dia-a-dia. Podem ser externos vindos de plantas, animais, solo, árvores, mas também pode estar presente em nossa pele e tecidos. Uma infecção fúngica nem sempre pode ser imediatamente identificada por nós, isso porque cada tipo de fungo se manifesta de uma maneira, de acordo com a parte do corpo afetada. As doenças causadas por fungos podem apresentar-se desde erupções cutâneas, como infecções respiratórias, mas nem todas ficam no plano simples, por isso é muito importante identificá-las para que não haja agravamento. Nesse sentido, trouxemos a você uma lista de algumas das infecções causadas por fungos mais comuns e suas causas. Lembrando que sempre é aconselhável visitar um médico para que este lhe dê um parecer profissional.  

Doenças causadas por fungos: conheça as 3 mais presentes no cotidiano

As doenças causadas por fungos são as mais diversas e podem afetar pessoas de todas as idades. Nesse sentido, apresentamos as doenças que mais costumam ser relatadas, ou seja, as mais comuns. Provavelmente você já sofreu algum desconforto relacionado à essas enfermidades.

1 – Candidíase: A candidíase é uma infecção causada por fungos, mais conhecida das mulheres, mas que pode afetar também os homens. Nosso corpo é um hospedeiro natural de centenas de milhares de microorganismos candida. No intestino, boca e no órgão genital feminino são os pontos de foco onde se pode encontrar a cândida. Os sintomas variam de acordo com a área infectada. A maior parte das infecções causadas por candida é leve, mas pode haver resistência ao medicamento de tratamento. A falha do sistema imunológico e o uso excessivo de antibióticos são alguns dos fatores para o aparecimento da candidíase. Pessoas com sistema imunológico severamente afetado devem ter maior cuidado em relação a essa infecção fúngica, isso porque o tratamento medicamentosa costuma demorar maior tempo.

2 – Pé de Atleta: Esta infecção fúngica pode causar vermelhidão, coceira, descamação, bolhas, queimação e feridas no pé. Os fungos se proliferam com maior velocidade em ambientes quentes e úmidos, como meias, sapatos, vestiários de academias, piscinas e chuveiros públicos. O fungo causador da doença chamada pé de atleta vive nos tecidos mortos das unhas dos pés, pele e cabelo e costuma aparecer em temperaturas mais elevadas, como é o caso do verão.  O tratamento é simples e inclui o uso de pomadas de uso tópico. No entanto, em casos graves, medicamentos orais podem ser necessários. Para evitar contrair a doença os pés devem ser limpos e mantidos secos principalmente entre o meio dos dedos após o banho. Trocar de meias também é uma boa medida, ao longo do dia.

3 – Micose: A micose de pele é uma das doenças causadas por um fungo e se manifesta em forma de feridas lisas e vermelhas, algumas podem apresentar certo relevo e aparecem em qualquer parte da pele. Trata-se de uma doença transmissível, por contato com a pessoa infectada e também através de roupas e até mesmo objetos como colchão e sofá. Os climas quentes e úmidos favorecem o crescimento desses fungos. O tratamento consiste em cremes antifúngicos tópicos, no entanto caso haja a necessidade um médico poderá prescrever medicamento oral.

Como evitar doenças causadas por fungos?

Doenças causadas por fungos são mais comuns no verão, pela facilidade de proliferação dos microorganismos  em altas temperaturas e umidade. No entanto não se pode descartar a possibilidade de contrair algum dos tipos de ataque por fungos mesmo no inverno. Isso porque mesmo em dias frios algumas situações são propensas à contaminação.Uma das melhores formas de prevenir mazelas provocadas por fungos é evitar expor-se a ambientes sabidamente contaminados. Independente do clima, evitar roupas muito justas, principalmente em altas temperaturas, enxugar bem todas as partes do corpo, especialmente extremidades e a zona genital e não permanecer com roupas úmidas por mais tempo que o necessário – ao sair da piscina, rios ou mar, retire a roupa molhada o quanto antes.  

Agora que você já conhece as três doenças causadas por fungos mais comuns e sabe como se prevenir, encontre meios de defender a si e a sua família, em qualquer época do ano. Esperamos que saiba identificar caso tenha sido acometida por um desses microorganismos, para que possa buscar apoio médico. É imprescindível contar com a ajuda de um profissional de saúde caso note algo de diferente em seu corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here