As 7 principais doenças causadas pelo sedentarismo

0
459

As 7 principais doenças causadas pelo sedentarismo

 

Uma engrenagem necessita de constante movimento para funcionar corretamente, pois parada ela enferruja. O mesmo acontece com o corpo humano: a falta da prática de exercícios físicos regulares pode acarretar em diversas doenças causadas pelo sedentarismo.

 

Segundo dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças causadas pelo sedentarismo têm aumentado em todo mundo. Hoje a falta de práticas físicas já é o quarto maior responsável pelo risco de mortalidade, propiciado pelo surgimento de graves enfermidades.

 

Conheça as principais doenças causadas pelo sedentarismo

 

1 Obesidade –  Desde 2013, a American Medical Association declarou que a obesidade é sim uma doença e de alta complexidade. O excesso de peso devido às más condições de cuidados no dia a dia leva o indivíduo a acumular gordura. Essa abundância favorece o surgimento de outras doenças consideradas mais graves como câncer, hipertensão arterial e diabetes.

 

2 Câncer – A inatividade física aliada a uma má alimentação, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e tabaco são alguns dos importantes fatores que podem levar uma pessoa a apresentar durante a vida um tumor cancerígeno.

 

3 Diabetes – Pessoas obesas e sedentárias têm tendência a desenvolver diabetes do tipo II, por conta da gordura localizada que faz com que o próprio organismo resista à insulina, resultando no aumento da taxa de glicose no sangue.

 

4 Doenças Cardíacas – A placas de gordura na paredes dos vasos sanguíneos e o entupimento das artérias são alguns dos problemas que pessoas que não praticam atividades físicas podem apresentar.

 

5 Trombose – O processo de formação de coágulos sanguíneos na maioria das vezes nas pernas e é resultado da vida sedentária de muitos trabalhadores: grande número de horas sentados na frente do computador e na mesma posição.

 

6 Osteoporose – Com o passar dos anos o excesso de peso começa a atacar no enfraquecimento ósseo, causando a descalcificação e um desgaste considerável das articulações do corpo.

 

7 AVC – Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando os vasos sanguíneos do sistema nervoso ficam entupidos ou são rompidos. Isso acontece por conta da hipertensão arterial aliada a diversos fatores como colesterol alto, diabetes, consumo de álcool e cigarros.

 

Combatendo os riscos a saúde pela falta de exercícios físicos

 

Não adianta fazer apenas uma caminhada durante a semana. É preciso ter regularidade. Tente escolher o melhor período para a prática, conforme a percepção do seu próprio corpo.

 

São necessários 150 minutos semanais de atividades físicas leves ou moderadas, de acordo com o relatório da OMS. Esse tempo deve ser divido por três partes iguais de exercícios durante sete dias. Caso as práticas sejam mais intensas e de alta performance, esse número cai para 75 minutos na semana.

 

O fator genético tem uma grande influência em nossa saúde, porém é necessário equilibrar com um estilo de vida mais saudável. Aliada a uma boa alimentação, a prática esportiva pode trazer inúmeros benefícios:

 

– Previne o surgimento de doenças crônicas;

 

– Controla os níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos;

 

– Proporciona sensação de bem-estar físico e psicológico;

 

– Fortalece a musculatura;

 

– Emagrece;

 

– Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão;

 

– Retarda o envelhecimento;

 

– Melhora o humor

 

– Otimiza a qualidade do sono.

 

Lembrando que toda e qualquer prática esportiva deve ser supervisionada por um profissional da educação física. Apenas ele estará apto para desenvolver um plano de exercícios de acordo com a sua idade e histórico de saúde, assim será mais fácil vencer as doenças causadas pelo sedentarismo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here