Doenças causadas por platelmintos: conheça as principais

0
1787

Doenças causadas por platelmintos: conheça as principais

 

As contaminações das doenças causadas por platelmintos muitas vezes surgem por falta de cuidados básicos e higiene. O problema é que, por desatenção de uma pessoa, outras podem ser infectadas por algum verme, gerando uma grande contaminação. Por isso é importante conhecer as enfermidades suas formas de transmissão e a melhor maneira de prevenir.

 

Conhecidos por serem achatados, os platelmintos são vermes que podem se apresentar de diversas comprimentos (de milímetros até em metros) e são encontrados em ambientes de água salgada, doce, terrestre e também parasitas.

Principais doenças causadas por platelmintos

 

As doenças causadas por vermes platelmintos são mais populares do que imaginamos. Conheça quais são:

Teníase

Parasita:Taenia Solium e a Taenia Saginata

 

Também conhecida popularmente como a solitária, a teníase se aloja dentro do intestino humano, podendo chegar (dependendo do verme) ao tamanho de 8 a 12 metros. Os principais sintomas são as sensações de náusea, diarréia e letargia, estado de inconsciência. Nesse caso a forma de contaminação se dá pela ingestão de carnes mal preparadas, por isso é necessário ter cuidado aos locais onde se escolhe comer.  

 

Sendo hermafrodita, a teníase se reproduz sozinha e liberando pelas fezes humanas uma grande leva de ovos. Ao ingerir esses ovos de maneira acidental (colocando as mãos na boca depois de usar o banheiro, por exemplo), o ser humano fica contaminado. Os ovos de teníase, rapidamente se transformam em larvas, que costumam se alojar no músculo, olhos ou cérebro.

Esquistossomose

Parasita: Shistosoma mansoni

 

A barriga d’água, xistose ou febre do caramujo, nomes populares da doença, é transmitida em rios, lagos e lagoas por caramujos de água doce, que ao ter contado se instala no ser humano. Mais comum em locais sem saneamento básico, a doença pode atingir o fígado, rins, bexiga e órgãos reprodutores, causando infertilidade. Os principais sintomas são diarréia forte, dor abdominal e sangue ao urinar.

Hidatidose

Parasita: Echinococcus granulosus

 

Conhecida também como Equinococose, essa doença se dá pela ingestão, de maneira acidental, de ovos do parasito alojados na água ou alimentos. Esses ovos são liberados nas fezes de animais que tenham ingerido outros animais infectados. Por exemplo, um cachorro que tenha ingerido pedaços uma ovelha infectada, irá contaminar o solo por meio de suas fezes e consequentemente espalhar para o ser humano. Não costuma ter um sinal clínico, apenas uma formação de cistos hidáticos, que podem chegar a mais de 10 cm, como um tumor, sendo diagnosticado por exames de imagem.

 

Doenças causadas por vermes: como prevenir?  

 

A melhor maneira de não contrair essas doenças causadas por vermes é manter a precaução no  comportamento durante o dia a dia. São eles:

 

– Cuide da higiene pessoal, lavando sempre com sabão as mãos antes das refeições e também após o uso do banheiro;

 

– A água deve ser ingerida apenas se estiver filtrada, fervida ou mineral. Tome cuidado também com gelos fabricados em locais sujos e sem saneamento;

 

– Não ande sem sapatos em ambientes ao ar livre e locais sujos, principalmente perto de chiqueiros e esgotos.

 

– Evite o consumo de carnes de procedência duvidosa. Na dúvida? Não coma;

 

– Prefira não ingerir carnes mal passadas. Prefira sempre os alimentos assados, cozidos ou fritos;

 

– Ao comer alimentos crus como verduras e legumes, tenha o cuidado de esterilizá-los antes com hipoclorito de sódio.

 

Mais do que conhecer as doenças causadas por platelmintos é preciso ter uma atitude preventiva para evitar o contágio, já que normalmente elas parasitam o organismo, provocando alguma disfunção no funcionamento sadio do corpo humano. Ao suspeitar de qualquer sintoma, procure orientação médica para receber os devidos tratamentos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here