Quais as doenças causadas por vírus e bactérias?

0
1144

Quais as doenças causadas por vírus e bactérias?

Muitas doenças que atingem a sociedade são doenças causadas por vírus e bactérias. Alguns exemplos são: tuberculose, sífilis, tétano, aids, hepatite, gripe, dengue, catapora e sarampo. Doenças causadas por vírus e bactérias podem ser combatidas com vacinas. Porém, o tratamento dos dois tipos de patologias pode ser bem diferente.

 

Antibióticos agem somente contra bactérias, que são organismos vivos. Vírus são partículas infecciosas e, por isso, o tratamento é a base de antivirais, que inibem a multiplicação dessas partículas. Mas, mesmo assim, é possível que os médicos prescrevam antibióticos para doenças causadas por infecções virais, pois os vírus enfraquecem o sistema imunológico, o que permite o ataque de bactérias.

 

DST são doenças causadas por vírus e bactérias

 

Há cerca de 12 tipos de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Muitas delas são doenças causadas por vírus e bactérias, como aids, sífilis, gonorreia, hepatites virais, HPV e herpes genital. O contágio é através de relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa infectada. A infecção também pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente através do uso de drogas injetáveis.

 

Algumas das DST que são doenças causadas por vírus e bactérias podem não apresentar sintomas. No entanto, feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas são as manifestações mais frequentes delas. Geralmente, há coceira e dor no local da lesão.

 

A falta de tratamento e de diagnóstico pode levar a sérias complicações, como infertilidade, câncer ou morte. O tratamento melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão da doença. O uso de preservativos nas relações sexuais – não só nas vaginais, mas também nas orais e anais – é a forma mais eficaz de se proteger contra as DST.

 

Aids e sífilis podem passar de mãe para filho

 

A Aids e a sífilis são doenças causadas por vírus e bactérias. Um agravante é que elas podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez. No caso da Aids, o contágio também pode ser na amamentação.

 

A AIDS é uma doença resultante do vírus HIV que atinge o sistema imunológico da pessoa infectada. O organismo se torna mais fraco e vulnerável a doenças desde um resfriado até o câncer. O tratamento inclui o uso de medicamentos antirretrovirais, que combatem a reprodução do vírus. É possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida, desde que o paciente se trate.

 

Muito disseminada nos mais jovens, a sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. Geralmente, o primeiro sintoma é uma ferida no pênis ou na vulva, que desaparece mesmo sem tratamento. Mas, a bactéria continua presente no organismo e, se não for tratada, a doença pode durar anos e se tornar mais grave ao longo do tempo. A sífilis pode causar lesões na pele, cegueira, doenças neurológicas, ósseas e cardiovasculares e pode até levar à morte.

 

Dessa forma, DST são, geralmente, doenças causadas por vírus e bactérias. O tratamento delas é essencial para interromper a cadeia de transmissão da doença e para melhorar a qualidade de vida do paciente e evitar complicações como infertilidade, câncer e morte, além de não permitir que elas sejam passadas da mãe para o filho.

 

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/virus-e-bacterias-quais-sao-as-principais-doencas-causadas-por-esses-agentes/49083

http://giv.org.br/HIV-e-AIDS/O-Que-é-a-AIDS/index.html

https://medicoresponde.com.br/quais-sao-os-tipos-de-dst-e-seus-sintomas/

https://www.dw.com/pt-br/entenda-a-diferença-entre-vírus-e-bactérias/a-17615512

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here