Conheça 10 principais doenças de unhas

0
619

Conheça 10 principais doenças de unha

Saiba quais são as doenças que mais acometem as unhas e como tratá-las.

As unhas são uma das embaixadoras da vaidade feminina. Qual é a mulher que não gosta de andar com as unhas feitas e, melhor ainda, pitadas? É por isso que, quando algo não está como deveria nas pontas dos nossos pés e mãos, queremos resolver logo o problema.

Formada por três camadas de queratina, as unhas também podem sofrer com alguns males. Mais do que isso, as doenças de unha podem revelar outros tipos de problemas dentro do corpo. Saiba quais são as principais doenças de unha, como tratá-las e o que as suas unhas estão querendo dizer sobre seu organismo.

Principais doenças de unha

1.Micose ou onicomicose

A micose, chamada também de onicomicose ou popularmente conhecida como unheiro, é uma das doenças de unha mais comuns e em alguns casos o tratamento envolve alguns cremes e zero esmalte. A onicomicose é causada por fungos que chegam às unhas através de utensílios de manicure ou podólogo não esterilizados adequadamente, ou em ambientes úmidos como banheiros públicos e vestiários. Por isso, não compartilhe alicates, esmaltes e outros itens das unhas.

2.Unhas encravadas

A unha encravada aparece quando a ponta da unha entra na pele, causando irritações, dores, incômodos, inchaço e vermelhidão. Para evitar, é preciso cortar a unha do jeito certo, mantendo o formato quadrado, evitar sapatos que apertem muito os dedos e procurar um podólogo se sentir dor no local.

3.Unhas fracas e quebradiças

Fraqueza e quebra fácil são sintomas de outra doença de unha, provocada pela falta de nutrientes, uso de produtos químicos, trabalho pesado ou muito tempo com a unha na água. Para combater esse mal e garantir unhas fortes e saudáveis, invista em uma alimentação equilibrada, hábitos saudáveis e, de preferência, uso de luvas ao utilizar algum produto químico. Massagear os dedos com hidratante todos os dias, incluindo as unhas, também ajuda. Em alguns casos, a fragilidade da unha pode ser um sinal de diabetes e desequilíbrio do colesterol, por isso, se o problema persistir, é importante procurar um médico.

4.Dermatites nas mãos e unhas

As dermatites ou alergias também são doenças de unha bem comuns e pedem tratamento rápido, pois podem enfraquecer as unhas de forma permanente. Um profissional poderá identificar se você está com dermatite e qual o melhor tratamento para o caso.

5.Distrofia catenular

Caracterizada pelo surgimento de cristais e depressões que deixam a unha com aparência enrugada. Pode indicar, também, alterações do colesterol e distúrbios da tireoide.

6.Unha descamada

O uso excessivo de esmalte pode provocar pequenas fraturas nas camadas das unhas. Nesse caso, melhor dar um tempo para deixar a unha “respirar”.

7.Unha bicolor

É quando a unha, geralmente das mãos, fica mais branca perto da cutícula e avermelhada nas pontas. Pode ser um indício de baixa proteína no sangue ou problema nos rins.

8.Unha fofa

Essa é uma das doenças de unha que mais incomodam. Nesse caso, a ação de fungos, geralmente contraídos através do contato com a terra e animais, deixam a unha sem firmeza, com aspecto fofo.

9.Espigões

Quando as unhas são mergulhadas muitas vezes na água, a camada de pele que cobre a cutícula é levantada, dando origem àquelas famosas tirinhas de pele que incomodam muito, especialmente se alguém resolve puxá-las. Eles podem infeccionar e provocar bastante dor na ponta dos dedos. Para resolver, corte o pedaço de pele que está levantado com uma tesoura afiada.

10.Unha pontilhada

Mais uma das doenças de unha. É comum em quem consome aspirina em excesso e se caracteriza por vários pontos nas unhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here