Como tratar a dor muscular pós-treino

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Como tratar a dor muscular pós-treino

Tá difícil levantar os braços ou subir escadas após o treino intenso na academia? Saiba o que é a dor muscular pós-treino e por que ela aparece.

Num dia você se enche de disposição e pega pesado nos treinos. Nos seguintes, porém, mal consegue levantar os braços para escovar os dentes, culpa da dor muscular pós-treino. Mas, você sabia que a dor mostra que o exercício correu da melhor forma possível? Entenda o porquê.

A dor muscular pós-treino é um efeito natural resultado da prática dos exercícios. Ela indica que os músculos foram expostos a um processo de força e resistência que não estavam acostumados, gerando uma inflamação e dor. Em seguida, a região passa por uma fase de regeneração do tecido e o corpo repara as fibras, aumentando a massa muscular.

A dor muscular pós-treino costuma aparecer em iniciantes, geralmente na manhã seguinte ao treinamento, pois a fase de regeneração muscular se dá essencialmente durante o sono noturno. O desconforto pode durar até 72 horas e vir acompanhado de inchaço e sensibilidade ao toque.

À medida que o corpo continua a prática dos exercícios, o músculo vai ganhando resistência e a dor se torna menos frequentes, por isso, não desista!

Como evitar a dor muscular pós-treino

Sabe o conselho “um passo de cada vez”? Ele se aplica também na academia. Respeite os limites do seu corpo caso esteja há muito tempo sem se movimentar ou vai iniciar um treinamento novo e comece aos poucos. Os resultados virão antes do que você imagina. Veja outras dicas para evitar a dor muscular pós-treino:

Invista em sessões de aquecimento e alongamento do corpo antes de iniciar as atividades;

Mantenha-se hidratado. A falta de água aumenta as dores e as cãibras musculares;

Descanse bem;

Estudos mostram que beber café reduz quase pela metade as dores musculares e a fadiga. O recomendado são duas xícaras antes do treino;

Mantenha uma alimentação balanceada;

Consuma alimentos ricos em proteínas e aminoácidos após o treino.

Como tratar as dores musculares pós-treino

Apesar de ser um bom sinal, a verdade é que ninguém gosta de sentir dor ao longo do dia. Se esse é o seu caso, saiba como tratar a dor muscular pós-treino.

1.Descanse

Dê ao corpo o descanso de que ele precisa. Se as pernas doem após o treino de ontem, invista nos aparelhos que trabalham os músculos do braço hoje.

2.Alimente-se bem

Inclua no cardápio do dia alimentos anti-inflamatórios naturais, como gengibre e açafrão, e proteínas, que atuam na reconstrução e crescimento das fibras musculares. A ingestão de ômega-3, presente em alimento como abacate, salmão e nozes, também auxilia no processo de recuperação do músculo.

  1. Faça massagem

Massagear o músculo trabalhado ajuda a drenar os fluidos inflamatórios, relaxando os pontos dolorosos. Experimente usar cremes à base de arnica para aliviar a dor muscular pós-treino.

4.Aplique gelo

Faça compressas com gelo na região da dor.

5.Diminua o ritmo (mas não pare!)

Faça exercícios de intensidade mais moderada, como caminhadas. Um treino leve ativa a circulação e ajuda na recuperação.

Pode tomar remédio para tratar as dores musculares pós-treino?

Não. Analgésicos como Paracetamol, além de não serem efetivos no alívio da dor, ainda podem sobrecarregar o rim e esconder a lesão muscular. A dor está ali porque o músculo está sendo regenerado e precisa de tempo para esse processo. Lembre-se que em cerca de dois a três dias ele estará pronto para novos exercícios.

Se a dor persistir por mais tempo, procure um médico para investigar a causa. Vale ressaltar que a dor é no músculo e não nas articulações. Dores articulares indicam que o exercício pode estar sendo executado de forma errada.

 

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