6 dicas para aliviar a dor no quadril na gravidez

0
227

6 dicas para aliviar a dor no quadril na gravidez

Mulheres grávidas ficam tão bonitas, não é mesmo? Mas com toda a beleza e excitação que uma gestação causa, vêm também as dores e mudanças no corpo. Uma das dores mais comum é a dor no quadril na gravidez. Normalmente ela costuma surgir a partir do segundo trimestre. Esta dor possui níveis, do mais fraco ao mais forte. Enquanto para algumas mulheres esse sintoma não represente maiores complicações, a dor no quadril na gravidez pode impedir outras mulheres de realizarem tarefas simples do cotidiano. Ela pode interferir não somente nas tarefas diárias, mas também no sono, uma vez que poderá ocasionar desconforto na lateral do corpo e também nas costas. Portanto, não importa se trabalhando ou deitada, seu quadril poderá começar a doer a qualquer momento.

Por que ocorre a dor no quadril na gravidez?

Existem muitos fatores que podem causar dor no quadril  na gravidez. O principal motivo é o rompimento dos ligamentos que seguram as articulações sacroilíacas à pélvis. Trata-se de uma dor aguda no abdômen, virilha e região do quadril. Ela aumenta quando você muda de posição ou se movimenta de forma muito rápida.

Já no terceiro trimestre um hormônio chamado relaxina é liberado na sua corrente sanguínea. Ele tem como principal função o relaxamento das articulações e ligamentos ao redor da região pélvica. Dessa forma possibilitando adequar o seu corpo ao crescimento do bebê. Entretanto, a relaxina pode também relaxar articulações de outras partes do corpo, incluindo o quadril, o que pode ocasionar dor no quadril durante a gravidez. Peso extra e má postura podem agravar a dor.

Dicas para aliviar a dor no quadril na gravidez

Separamos algumas dicas valiosas que irão aliviar a dor no quadril em sua gestação:

  1. Tome banhos com água morna. Não muito quente, apenas morna. O calor ajudará a acalmar os músculos doloridos e fará pressão contra a sua articulação, ajudando a reduzir o inchaço
  2. Evite usar saltos altos. Os saltos altos fazem o quadril trabalhar mais enquanto você se movimenta, além de exigirem mais equilíbrio. Prefira os saltos baixos e sapatilhas. Se ainda assim for necessário usar saltos, dê preferência aos com estrutura mais larga.
  3. O nervo ciático passa pelas costas, o que quer dizer que dormir de costas pode fazer pressão sobre o nervo, e aumentar a dor no quadril na gravidez. Durma de lado, isso ajuda a evitar o acúmulo de pressão.
  4. Tratamento quiroprático. Alinhar a postura vai ajudar a reduzir a dor no quadril na gestação. Um quiropraxista vai ajudar nesse sentido, deixando seu quadril e coluna alinhados. Você pode também experimentar a prática do yoga, desde que acompanhada de um profissional.
  5. Almofadas de água morna, assim como os banhos mornos, são uma excelente opção para os dias de maior dor. Faça sessões de 15 minutos e intervalos de 5 a 10 minutos.
  6. Faça reposição de cálcio. Gerar uma nova vida exige muito do corpo, portanto é preciso estar atenta. Durante a gestação o organismo retira muito mais cálcio dos seus ossos, o que pode ocasionar dor no quadril durante a gravidez.

EXTRA: descanse, É hora de relaxar! Seu corpo passará por muitas mudanças, algumas positivas outras nem tanto, portanto para evitar a dor no quadril na gravidez a principal dica é descansar.

Não há dúvidas de que a gravidez pode ser um dos momentos mais bonitos da vida de uma mulher, mas, que como sabemos, pode ser bem doloroso. A dor no quadril na gravidez é  prova deste processo. Seu corpo vai se ajustando para acomodar o bebê e o desconforto pode acompanhar as mudanças. Ter atenção aos sinais que o corpo nos dá é muito importante, a medida que a coluna e o quadril são peças chave para uma boa saúde física.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here