8 causas para dormência no rosto

0
625

8 causas para dormência no rosto

Você está em um momento do dia, pensando em como resolver aquela situação, quando de repente vem a sensação nada agradável de dormência no rosto. Se isso já te aconteceu, com certeza o seu sinal de pisca-alerta já foi ligado. A dormência ou formigamento no rosto é mais comum do que parece e as causas são várias, desde enxaqueca a um problema odontológico ou crise de ansiedade.

O formigamento geralmente é um sintoma, resultado de uma alteração da sensibilidade dos nervos. Conheça as principais causas de dormência na cabeça e no rosto e como tratar a verdadeira patologia que pode estar provocando o sintoma.


Causas de dormência no rosto


1.Ansiedade
Crises de estresse e ansiedade são gatilhos que podem causar não apenas dormência no rosto e na cabeça, mas em vários locais do corpo. A solução nesse caso é se acalmar. Respire fundo e busque a solução com calma. Você verá que logo a sensação de formigamento no rosto irá passar.

2.Infecções na face
Nódulos, pólipos e infecções na região do rosto e da cabeça, como sinusite ou otite, ou até mesmo tumor na face ou no crânio podem alterar a sensibilidade dos nervos, o que provoca dormência no rosto. Se o formigamento persistir, vale a pena investigar uma dessas causas.

3.Inflamações nos nervos da face
Inflamações nos nervos responsáveis pela sensibilidade no rosto ou na cabeça – a exemplo dos nervos trigêmeo, facial, glosso-faríngeo ou occipital – podem causar formigamentos na região.

4.Enxaqueca
A dor de cabeça da enxaqueca pode vir acompanhada de outros sintomas como visão com pontos brilhantes e formigamento no rosto.

5. Dentes
Problemas odontológicos (periodontites ou um abscesso dentário) afetam os nervos da face e, por isso, estão entre as causas mais comuns de dormência no rosto e na cabeça, geralmente acompanhados de dor no local. Outro motivo comum para formigamento no rosto é ATM, uma disfunção na articulação têmporo-mandibular que provoca dor e estalidos durante a movimentação da mandíbula.

Além disso, remoção, implantes ou outra cirurgia nos dentes geralmente envolvem os nervos da face e podem resultar em dormência na face. Embora seja muito incômodo, o formigamento nesses casos costuma ser temporário e não dura mais que alguns dias. Se persistir por mais tempo, pode ser sinal de uma lesão no nervo, o que pede um tratamento específico e mais prolongado com o dentista.

6.Carência de vitaminas
Se todos os tópicos acima já foram descartados como causa da sua dormência no rosto, pode ser que seu corpo esteja com carência de vitaminas. Um exame de sangue poderá indicar quais substâncias estão em falta no seu organismo, mas uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, com carne, fígado, ovos, leite, semente e cereais integrais, folhas escuras e queijo, pode ser uma boa solução contra o formigamento.

7.Doenças neurológicas
Esclerose múltipla ou AVC também podem provocar dormência na face.

8. Outras doenças
Problemas circulatórios, uso de alguns medicamentos e alcoolismo alteram a sensibilidade dos nervos da face.


Como tratar dormência no rosto

 

Assim que a dormência no rosto surgir, pare e observe o quadro como um todo. Caso você sinta formigamento na face ou na cabeça por mais que 30 minutos, dor de cabeça muito forte, alterações ao movimentar a face ou outra parte do corpo, procure rapidamente um atendimento médico.

Exames físicos realizados por um clínico geral, neurologista ou dentista, geralmente acompanhados de radiografia da face, tomografia ou ressonância magnética do crânio, podem mostrar o que realmente está causando a dormência no rosto e, a partir daí, o médico irá indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here