Conheça os doshas ayurveda

0
263

Conheça os doshas ayurveda

A ayurveda é um conhecimento médico milenar indiano que visa o bem-estar físico e emocional com foco na alimentação, exercício físico, fitoterapia, aromaterapia, meditação, yoga e massagem.

Esta técnica se fundamenta na ideia de que todos possuem doshas ayurveda e que esses elementos estão diretamente  ligados aos cinco elementos do universo (éter, ar, fogo, água e terra).

Os doshas ayurveda

Existem três doshas ayurveda: Vata, regido por ar e éter, Pitta, por fogo e água, e Kapha, por terra e água.  Esses símbolos influenciam no temperamento das pessoas, nas características físicas e psicológicas e nas suas necessidades alimentares.

Cada pessoa possui quantidades diferentes dos elementos da natureza na sua estrutura. O dosha principal é determinado pelo elemento dominante. Quando há desequilíbrio, podem surgir doenças. 

A Ayurveda fundamenta a prevenção e a cura de enfermidades na identificação dos desequilíbrios entre os doshas. Para isso, é essencial a procura de um terapeuta especialista.

Características dos doshas ayurveda

Pitta: ligado ao elemento fogo

Pessoas influenciadas por este elemento possuem a pele clara, têm olhos claros e cabelos loiros ou ruivos, além de pele oleosa. Geralmente, são pessoas inteligentes, comunicativas, com espírito de liderança e que têm apetite. Entre os defeitos, está o fato de que elas se irritam com facilidade.

Nesses casos, um desequilíbrio dos doshas pode ser representado por algum tipo de ardência na pele, pela sede excessiva ou por uma crise de Gastrite.

É indicada uma alimentação com maior concentração de líquidos, ingestão de frutas e vegetais, com o consumo de alimentos frios, crus e secos. 

São recomendados alimentos com sabor doce, amargo e adstringente e a restrição de comidas muito salgadas, ácidas e picantes. 

Vata : É responsável por todos os movimentos, inclusive os biológicos, como respiração e circulação

Pessoas magras, com pele seca, ansiosas, hiperativas, rápidas na fala, no pensamento e no andar. Ficam cansadas facilmente, podendo chegar à exaustão. Têm sono leve e apresentam mudança fácil de humor, além de insegurança na tomada de decisões. Têm dificuldade de ganhar peso, mesmo tendo apetite voraz.

Sintomas de desequilíbrio: cansaço, angústia, ansiedade, insônia, prisão de ventre, gases, agitação, perda excessiva de peso.

Problemas de coluna e artrose são comuns.

Coma mais: alimentos oleosos e pesados, como sopas encorpadas e cremes.

Consuma menos: alimentos crus e preparações geladas. 

Sabores indicados: doce, ácido e salgado. 

Sabores evitados: amargo e adstringente.

Kapha: responsável por nossa estrutura e pela formação do sistema linfático. Regula a água e a gordura corporal

São pessoas mais lentas, mais tranquilas. A pele é clara, fria e com brilho, apresentando certa palidez. Têm cabelos crespos. São amáveis, transmitem confiança e têm uma memória privilegiada. São indecisas e têm apego ao passado.

Têm tendência à obesidade, à depressão e a dormir demais.

Sintomas de desequilíbrio: fadiga, depressão,  obesidade, má digestão, aumento de secreções e mucos e problemas respiratórios.

Nestes casos, a pessoa deve ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. Quanto às proteínas, o ideal é dar preferência às carnes de frango e peru. Evitar alimentos frios e pesados, como arroz e massas.

Sabores indicados: picante, amargo e adstringente. Deve-se evitar comidas muito doces, salgadas e ácidas.

Os doshas ayurveda (Vata, Pitta e Kapha) influenciam no temperamento, nas características físicas e psicológicas e nas necessidades nutricionais das pessoas. O dosha principal é determinado pelo elemento da natureza dominante na estrutura de cada um (terra, ar, fogo, éter e água). As doenças podem surgir quando há desequilíbrio nos doshas ayurveda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here