6 exercícios de yoga para relaxar a mente

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6 exercícios de yoga para relaxar a mente 

A yoga possui na sua base uma série de movimentos e controlo de respiração criados especialmente para oferecer uma sensação de paz e relaxamento corporal e mental. Com a prática de exercícios de yoga é possível aliviar o estresse, encontrar o equilíbrio e alcançar a paz interior necessária para viver em sociedade.

Na yoga, a postura deve ser firme e cômoda para o seu corpo, com o objetivo de proporcionar mais do que uma atividade física e sim um momento de conexão com o seu mundo interior, visando o seu bem-estar e uma melhora considerável do seu estado psicológico e emocional. 

Exercícios de Yoga – 6 posições de relaxamento

Com um pouco de esforço, é possível introduzir na sua rotina diária alguns minutos para a prática de relaxamento e meditação que os exercícios de yoga oferecem. É recomendado o uso de um colchonete fino para a realização dos movimentos no solo: 

1. Posturas para relaxamento 

Deite no colchonete, de maneira que suas costas fiquem todas no chão. Coloque por debaixo das suas pernas uma almofada na região dos joelhos. Posicione as mãos abaixo do abdômen e respire profundamente de 3 a 15 minutos. Essa simples postura ajudará a aliviar as dores e o cansaço. 

2. Postura da criança

De joelhos no chão, posicione o corpo para frente, de modo como se você estivesse na posição fetal. Os braços acompanham o corpo. Se necessário, pode utilizar apoios, caso não consiga encostar no chão. Essa posição tem o poder de acalmar o estresse, tranquilizar o cérebro e acabar com a fadiga. Permaneça nessa posição por até 10 minutos. 

3. Flexão frontal

Com o corpo ereto, os joelhos levemente flexionados, eleve os braços para cima e lentamente desça o corpo para a frente, de modo que as mãos toquem o chão. Busque relaxar os braços e o tronco. Controle a respiração, inspirando e expirando conforme a movimentação. Essa prática lhe ofertará uma atitude mais positiva. Repita 5 vezes.  

4. Postura de cócoras

Posicione os pés levemente para o lado e desça o corpo, de modo que você fique na posição de cócoras. O ideal é que os pés toquem totalmente no chão, porém não tem problema se você conseguir apenas as pontas. Com o tempo seu corpo ganhará uma flexibilidade maior, não se preocupe. Coloque os braços unidos, em posição de reverência ou oração (namastê), tentando se concentrar na respiração e na firmeza da posição. Ao cansar, posicione os dedos polegares juntos na testa e feche os olhos.  

5. Respiração relaxante

Deite no colchonete, deixando os joelhos flexionados e as mãos na sequência do corpo. Ao inspirar, levante o braços para cima, na altura do peito. Deixe uma mão no ar a outra, posicione na parte e trás da cabeça. Repita o mesmo movimento com o outro lado. Relaxe os dois braços, colocando-se em posição de cruz. O importante nessa posição é respirar profundamente a cada um dos movimentos. Ela é ideal para fazer de noite, depois de um dia cansativo de atividades, estudo intenso e trabalho. 

6. Postura da ponte

Com os joelhos flexionados, deitada no colchonete, coloque os braços deitados na altura da cabeça e eleve o quadril para o alto. Utilize como apoio apenas os pés e a parte externa dos braços. Logo em seguida, puxe os joelhos para a região do peito e abrace-os. Faça isso 6 vezes, controlando a respiração conforme os movimentos. Essa postura serve como uma espécie de massagem para a coluna antes de uma noite de sono, oferecendo uma sensação de bem-estar. 

A realização desses exercícios de yoga diariamente podem auxiliar não apenas no que diz respeito a vida mental, mas também no seu equilíbrio corporal. Algumas posturas podem ajudar a aliviar tensões, diminuir dores e oferecer uma melhor relação sua com o seu corpo.

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