Tomar extrato de própolis antes de dormir melhora a insônia

0
417

Tomar extrato de própolis antes de dormir melhora a insônia

Dormir é primordial para a saúde mental e física, pois permite ao corpo repor as energias. 

Mais de 70 milhões de brasileiros sofrem de insônias, que se  reflete na qualidade de vida, no trabalho, no desempenho esportivo e até nas relações interpessoais. E quando a insônia fica crônica, origina ansiedade e depressão.

Para uma boa noite de sono, é necessário adotar hábitos saudáveis como exercícios físicos regulares, dieta balanceada e pouco calórica à noite, evitar uso de álcool, cafeína e fumo, desligar eletrônicos ao deitar, cuidar do conforto e pouca luz e barulho.

Tomar extrato de própolis antes de dormir melhora a insônia. Veja o por quê.

Por que tomar extrato de própolis antes de dormir?

Estudos recentes evidenciaram um benefício do própolis que é ajudar na melhora do padrão do sono, principalmente para quem faz exercícios à noite e altera o ciclo circadiano hormonal.

O chá com própolis ativa o hormônio melatonina, que tem ação muito importante na regulação do sono. Essa função é do própolis verde, composto natural com propriedades antibióticas. 

Além de  aumentar ainda mais a produção de melatonina, a associação do própolis alcoólico a 11% com camomila, mulungu, folhas de maracujá e erva cidreira em chás reduz os batimentos cardíacos e a pressão arterial, regula os neurotransmissores que controlam a irritabilidade, equilibra a glicemia e protege o fígado. 

Extrato de própolis antes de dormir: qual escolher?

Existem dois tipos de própolis no mercado: o aquoso e o alcoólico. Apesar da concentração dos compostos benéficos do própolis ser maior no extrato alcoólico, esse não deve ser utilizado por crianças, gestantes e  pessoas com problemas no fígado.

O extrato de própolis verde é considerado um excelente suplemento alimentar. Ele possui odor balsâmico, cor esverdeada. O etanol é o melhor solvente para sua  preparação, por isso, o ideal é obtê-lo por meio de um processo de extração em solução hidro alcoólica. A sua produção respeita o ciclo natural da colméia e das abelhas, sendo portanto orgânica e sustentável.

Além de suas propriedades estimuladoras do sono, possui inúmeras outras como imunomoduladora, antioxidante, ação antifúngica, antibactericida e anti-inflamatória.

Contraindicações

O própolis verde, por ser produto natural, não apresenta contraindicações.

Mas pode haver reação alérgica como urticária.

Receitas de extrato de própolis antes de dormir

Receita 1

Ingredientes:

  • 4g de casca de Mulungu;
  • 250 ml de água;
  • 20 gotas de própolis alcoólico a 11%;
  • Camomila: 1 colher de sobremesa

Modo de preparo:

Despeje água aquecida mas não fervida sobre as ervas. Faça infusão por mais ou menos 5 minutos. Coe e, em seguida, acrescente o própolis e beba.

O ideal é ingerir o chá ainda morno 40 minutos antes de deitar.

Receita 2

Ingredientes:

  • Erva cidreira: 1 colher de chá de folhas secas;
  • 1 copo de  água;
  • Própolis alcoólico a 11%: 20 gotas

Modo de preparo:

Aqueça a água. Coloque a cidreira e deixe em infusão por 5 minutos. Coe. Junte o própolis.

Tome-o ainda morno ao deitar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here