Febre e dor no corpo, o que pode ser?

0
472

Febre e dor no corpo: o que pode ser?

Talvez a maioria das pessoas não saiba, mas febre e dor no corpo geralmente não constituem todos os sintomas de uma doença. Na verdade, eles são apenas um indício de que algo está errado. Primeiro, é preciso entender por que a febre acontece e, mais ainda, por que sentimos dor no corpo quando temos febre. Vamos lá?

Febre e dor no corpo são sintomas de várias doenças

Como mencionado, as febres não são os únicos sintomas de uma doença. Nas viroses, por exemplo, a febre e a dor no corpo podem estar associadas a diarreia e vômitos. Dengue também conta com os sintomas de febre e dor no corpo, mas o conjunto sintomático difere muito de uma virose, por exemplo.

 

Entenda por que a febre e dor no corpo não são sintomas isolados de uma doença e por que você deve procurar um médico se tiver esses sintomas por algum tempo ou se apresentar febre muito alta – acima de 38,5ºC por mais de um dia seguido.

O que causa a febre

A presença da febre é uma resposta do sistema imunológico a uma ameaça ao corpo. A elevação da temperatura corporal é uma estratégia que o sistema imunológico tem para ganhar vantagem no combate aos agentes infecciosos, como as bactérias e vírus. Dessa maneira, o corpo fica menos favorável a hospedar e permitir a reprodução desses inimigos do organismo.

 

Toda essa estratégia é elaborada pelo hipotálamo, uma região do cérebro que é encarregada de regular a temperatura do corpo, funcionando como um termostato. Essa regulagem é desencadeada por substâncias bioquímicas chamadas pirogênios, que fluem de locais onde o sistema imunológico identificou problemas potenciais para o hipotálamo através da corrente sanguínea. Embora alguns pirogênios sejam produzidos pelo próprio corpo, muitos patógenos também produzem pirogênios.

 

Assim, quando o hipotálamo os detecta a presença dos pirogênios em excesso, ele “avisa” ao corpo para gerar e reter mais calor, produzindo assim uma febre. Isso também explica por que as crianças geralmente apresentam febres mais altas e mais rápidas, refletindo os efeitos dos pirogênios sobre um sistema imunológico inexperiente.

Por que o corpo dói quando tenho febre

Em corpos saudáveis em pleno funcionamento, o trabalho dos glóbulos brancos é reparar as fibras musculares danificadas pelo uso habitual dos músculos. Porém, quando a pessoa sofre com febre e resfriado, os glóbulos brancos mudam de papel para lutar com o vírus que está causando a doença. Uma vez que os glóbulos brancos não têm tempo para reconstruir as fibras musculares como normalmente fazem, a dor no corpo se manifesta junto com a febre.

 

Enquanto os glóbulos brancos estão ocupados lutando contra a inflamação ou infecção, eles liberam citocina, um químico natural que causa inflamação. Enquanto algumas dessas inflamações são benéficas para tratar as doenças, o excesso dela pode afetar os músculos e as articulações, fazendo-os doer.

 

Por isso, os sintomas de febre e dor no corpo só são uma tentativa do corpo de combater os agentes infecciosos, criando um ambiente menos agradável para eles. O problema é que nós também sofremos com isso. O que não pode acontecer, sob nenhuma hipótese, é ter uma febre persistente ou alta e não visitar um médico para saber o que está causando esses sintomas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here