Fitoterapia para ansiedade: conheça a força das plantas

0
205

Fitoterapia para ansiedade: conheça a força das plantas

Dores no peito e falta de ar: esses são apenas alguns dos sintomas que afetam diretamente o dia a dia de quem possui a ansiedade excessiva, distúrbio causado por diversos fatores, como o estresse, que podem desencadear sinais psicológicos e físicos em quem possui. Na contramão dos ansiolíticos e antidepressivos está a fitoterapia para ansiedade, uma alternativa mais natural que pode auxiliar na luta de quem busca um equilíbrio. 

A fitoterapia para ansiedade ao contrário dos remédios alopáticos, não possuem efeitos colaterais e nem geram dependência. São produzidos com elementos naturais como plantas, folhas e raízes, capazes de agir no sistema nervoso e aliviar a sensação de incômodo e nervosismo provocado pelo transtorno. 

Fitoterapia para ansiedade 

As plantas medicinais contra ansiedade possuem princípios ativos que podem trazer um alívio para os sintomas.  No Brasil, o uso desse tipo de medicamento é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), conforme o rótulo dos produtos.  Eles são vendidos sem receita médica, porém é importante que seu uso seja recomendado por um médico especialista.

Muitas das plantas utilizadas em sua elaboração possuem substâncias químicas fortes que não podem ser administradas juntos com outras medicações tradicionais. Por esse motivo, a automedicação não é indicada. 

Os fitoterápicos mais recomendados para a ansiedade são: 

Camomila

Conhecida pela sua ação em infusões, a camomila possui efeitos calmantes que age no controle da ansiedade.  

Passiflora

Presente na fórmula de diversos fitoterápicos, a passiflora é uma espécie de maracujá cuja ação regula a irritabilidade, provocando uma sensação suave de sedação. Como um ansiolítico, ela ajuda a melhorar o sono, os transtornos nervosos e crises fortes de ansiedade.

Valeriana 

Indicado para crises fortes de ansiedade, as propriedades calmantes da valeriana são retiradas das raízes da planta e atuam diretamente no sistema nervoso, provocando uma espécie de sedação. Ela auxilia pessoas com dificuldade do sono,  sintomas fortes de depressão, casos graves de estresse e tensão muscular. 

Erva Cidreira

Também chamada de Melissa, o uso regular de fitoterápicos com a planta pode trazer diversos benefícios para a pessoas que sofrem de ansiedade e também de depressão, pois possui propriedades calmantes. Não é recomendada para que possui pressão baixa. 

Erva-de-São-João 

Ela ajuda na produção de serotonina, melhorando o controle das emoções, principalmente no que diz respeito aos colapsos provocados pelos neurotransmissores. 

Outras formas de vencer a ansiedade

Além do uso das plantas medicinais contra ansiedade, a melhor maneira de amenizar esses sintomas é incluir também na rotina algumas mudanças como:

– A prática de exercícios físicos;

– Uma alimentação mais balanceada com frutas, verduras e legumes;
– Aumente a ingestão de águas e chás;
– Respire e medite mesmo que por alguns minutos, controlando a respiração;
– Busque a realização de pequenas metas diárias;
– Tenha horário para acordar e para dormir;
– Tente desacelerar a mente sempre que der. 

O uso de fitoterapia para ansiedade é recomendado para quem possui um caso leve à moderado do distribuo.  Experimente usá-lo enquanto prática algumas das dicas da lista acima. Caso mesmo assim o transtorno se agravar, busque um acompanhamento médico que possa aconselhar um tratamento com substâncias mais fortes e terapias complementares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here