Foliculite no rosto: saiba como tratar e evitar

0
1031

Foliculite no rosto: saiba como tratar e evitar

Bolinhas vermelhas que doem e coçam são casos clássicos de foliculite. Veja o que fazer se elas aparecerem no seu rosto.

A foliculite é uma inflamação nos pelos, gerando bolinhas vermelhas que causam muita coceira, sensibilidade e inchaço na região, como um tipo de espinha. Nenhuma área do corpo está imune do aparecimento da foliculite, mas vamos combinar que quando ela surge no rosto, incomoda muito mais, não é?  Mas calma, vamos explicar o que você precisa fazer para evitar e tratar foliculite no rosto.

Foliculite no rosto: causas

Depilação com cera quente, pelos encravados, vírus, fungos e bactérias, especialmente as Staphylococcus aureus (do gênero estafilococos), estão entre as causas mais comuns de foliculite no rosto. Outras causas são:

– Doenças que diminuem a imunidade, como diabetes;

– Quadro crônico de acne;

– Dermatite;

– Uso prolongado de medicamentos como corticóides ou antibióticos;

– Depilação incorreta com lâmina ou cera;

– Calor e suor;

– Alergias causadas por curativos em contato com a área pilosa.

Antes, saiba que foliculite não é a mesma coisa que pelo encravado. Na verdade, o pelo encravado é considerado o primeiro indicador de risco para a foliculite, pois o folículo piloso nasce e não consegue sair pela superfície da pele, e aí a ponta se curva e penetra mais uma vez no folículo, causando uma reação inflamatória chamada pseudofoliculite. Quando uma bactéria, fungo, vírus ou outro micro-organismo atinge esse folículo, então temos um quadro de foliculite.

Alguns casos de foliculite no rosto são superficiais, num quadro mais leve, se instalando na parte superior do folículo piloso, deixando a pele em volta vermelha e sensível, além da coceira. Outros tipos da inflamação, porém, se estendem por todo o folículo e chegam à raiz, resultando em um furúnculo, com um nódulo duro e pus no centro. Nesses casos a infecção é mais grave e os sintomas são dor e inchaço mais proeminente no local.

Como prevenir a foliculite no rosto?

Algumas medidas simples podem se revelar bem eficazes na prevenção da foliculite no rosto. São elas:

– Lave o rosto com loções e sabonetes antissépticos antes e depois de fazer depilação;

– Use produtos adequados para seu tipo de pele (oleosa ou seca) para lavar e hidratar o rosto;

– Faça no mínimo uma esfoliação por semana para eliminar as células mortas;

– Dê preferência à lavagem do rosto com água termal em casos de irritação e vermelhidão.

Tratamento para foliculite no rosto

Casos superficiais de foliculite no rosto respondem bem à limpeza de pele e às medidas de prevenção que falamos acima. Já os casos mais sérios pedem tratamentos mais elaborados, como dermocosméticos e ativos, sempre indicados pelo seu dermatologista. O médico também poderá prescrever pomadas ou cremes corticóides, pomadas ou cremes antifúngicos e compressas mornas e úmidas três vezes ao dia.

É importante não mexer no folículo no rosto, principalmente com as mãos sujas. Além de agravar o quadro, pode causar manchas escuras e cicatrizes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here