Frutas para anemia: complemento para uma alimentação saudável

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Frutas para anemia: complemento para uma alimentação saudável

 

Causada pela escassez de glóbulos vermelhos no sangue, a anemia é uma doença que pode atingir crianças e pessoas adultas, gerando uma deficiência de nutrientes no corpo humano. Para auxiliar na recuperação, as frutas para anemia possuem um papel importante na complementação de uma alimentação mais saudável para os doentes que apresentam ausência de ferro no sangue.

 

Os nutrientes presentes nas frutas para anemia ajudam desde que sejam ingeridas de 3 a 5 porções por dia, por isso a necessidade de uma alimentação saudável também como prevenção. As causas da anemia podem ser de um simples aumento de fluxo da menstruação, doenças autoimunes, alterações na medula-óssea, doenças genéticas e até a presença de um tumor. É preciso estar atento ao corpo e seus sinais pois, a qualquer sintoma e alteração significativa, um médico deverá ser consultado.

 

Frutas para anemia: conheça as principais

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 90% dos casos de anemias são causadas pela falta de ferro. É o que chamamos de Anemia Ferropriva. Ele é essencial para o total funcionamento do corpo, sendo o responsável em produzir células vermelhas para o sangue.  Por esse motivo, as frutas com a presença de ferro, são as mais indicadas para complementar o tratamento. Conheça as principais:

 

– Açaí – Possui além do ferro, cálcio, fibras e a vitamina E e B1.

– Acerola – Apresenta um dos maiores níveis de vitamina C e ferro. Faça sucos, compotas, geléias ou coma ela festa.


– Ameixas – Ricas em antioxidantes naturais é uma ótima fonte de ferro tanto fresca como seca.

 

– Damasco – Fonte de fibra e ferro, elas são ótimas paralela na bolsa e comer durante o dia.

 

– Romã – Contêm naturalmente ferro e vitamina C, melhorando o fluxo do sangue e da fraqueza da anemia. Procure comer a fruta ou preparar um suco.  

 

– Oleaginosas – As frutas chamado oleaginosas são ricas em antioxidantes e ferro. São elas: amêndoas, pistache, avelãs, nexos, academia e castanhas.

 

– Tomate – Sim, muitos não sabem, mas o tomate é considerado um fruto. Rico em vitamina C, ele oferece as propriedades que ajudam na melhor absorção do ferro. Pode ser ingerido cru, na salada e em lanches, ou consumido em forma de suco e no preparo de molho.

Principais sintomas de anemia

 

Os alimentos para anemia se fazem necessários para auxiliar rapidamente a reverter o quadro da doença. Uma forte anemia pode trazer para o doente diversas consequências que afetam a rotina diária do indivíduo como uma diminuição significativa da produtividade durante as atividades do trabalho, dificuldade de concentração, problemas de memorização e uma baixa capacidade de aprendizado.

 

Os sintomas da anemia são bastante sutis e é preciso realizar exames laboratoriais de sangue para detectar a falta de ferro e consequentemente confirmar o diagnóstico. Os principais sinais são:

 

– Fadiga intensa;

– Falta de apetite;

– Palidez na pele, nos olhos e na gengiva;

– Cansaço físico;

– Câimbra;

– Problemas de falta de concentração e de memorização;

– Unhas quebradiças;

– Apatia;

– Dificuldade de aprendizado;

– Coração acelerado;

 

Em uma alimentação saudável, a presença das frutas para anemia é fundamental para auxiliar no combate a doença. Ela atua como um complemento e sua ingestão deve estar alinhada com um tratamento específico elaborado por um médico.

 

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