Fungo na unha: como evitar, sintomas e tratamentos

0
183

Fungo na unha: como evitar, sintomas e tratamentos

 

O fungo na unha é chamado pelos médicos de Onicomicose, é a junção dos termos mycosis (fungo) e onycho (unhas). Apesar desse problema atingir as unhas dos pés e das mãos, o mais comum é ver pessoas que tratam os pés, pois é o local onde os fungos têm um ambiente mais agradável para viver, já que os pés estão sempre mais quentes, úmidos e abafados pelo uso dos sapatos.

Se você quer descobrir como evitar ou como tratar o fungo na unha, também conhecido popularmente como micose de unha, continue lendo abaixo.

 

Como evitar fungo na unha?

 

Se quer evitar o fungo na unha, é bom saber onde se transmite. Este tipo de fungo pode ser encontrado facilmente em locais úmidos, e muito mais se forem públicos. Sabe o chuveiro da academia? Pode estar cheio deles. Assim, como os vestiários de clubes, piscinas públicas e saunas.

Você não precisa evitar a visita a esses lugares, mas recomendamos que não ande descalço neles. Se o fungo estiver ao alcance dos seus pés, e você tiver alguma fissura nas unhas ou arranhões nos dedos, ele vai te pegar. Por isso o bom e velho chinelo vai te ajudar.

 

Como tratar fungo na unha

 

A melhor forma de tratar o fungo na unha é procurar um médico. Ele provavelmente vai prescrever dois tipos de remédio: oral e tópico. Os medicamentos orais para tratamento de micose de unha são chamados de antifúngicos, e só podem ser comprados com a apresentação de receita médica. Aliado a isso vem o tratamento tópico, que um tipo de esmalte que é passado nas unhas que foram atingidas pelo fungo.

O site Cura Verde traz alguns exemplos de receita caseira para fungo na unha, e se o seu caso não for muito grave esses truques podem funcionar. Umas das receitas leva vinagre, que tem grande poder antifúngico, então vale a pena tentar.

 

Sintomas de fungo na unha

 

Quando uma pessoa se autodiagnostica com micose de unha, geralmente é por causa de um ou mais dos sintomas abaixo:

 

  • unha mais grossa do que o normal;
  • unha fraca e quebradiça;
  • unha opaca, sem brilho;
  • unha escura ou amarelada;
  • unha deslocada, fora do lugar.

 

Se você apresenta alguns desses sintomas procure um médico para descobrir o que fazer para voltar a ter unhas saudáveis.

Você já teve fungo na unha? Quais eram os aspectos e como foi o tratamento? Conta pra gente aqui nos comentários, quem sabe você possa ajudar outra pessoa que passa pelo mesmo problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here