Fungo na unha do pé: como tratar?

0
610

Fungo na unha do pé: como tratar?  

 

Uma pequena mancha amarelada na extremidade: é assim que começa a infecção com fungo na unha do pé. Chamada também por onicomicose, essa contaminação atinge na maioria das vezes idosos e adultos, além de pessoas com diabetes, portadores de HIV e doentes com baixa imunidade.

 

Além da aparência amarelada, os sintomas do fungo na unha do pé geralmente levam para um deslocamento na unha, seguido por uma fraqueza, deixando ela com um leve esfarelado. Sem brilho, ela começa a engrossar, ao mesmo tempo em que escurece.

 

Como tratar fungo na unha do pé?

 

O tratamento de micose na unha do pé costuma ser lento e demorado, por isso é preciso ter paciência para conseguir manter a continuidade do procedimento, sem esquecer dos cuidados da higiene local. Existem os métodos convencionais e os caseiros de tratamento, escolha o que mais se adequar a você:

 

Tratamento convencional para fungo na unha do pé

 

O médico dermatologista ao iniciar os cuidados terapêuticos deverá solicitar um exame de diagnóstico para confirmar se realmente os sintomas são os mesmos da onicomicose. Durante o procedimento será raspada a unha infectada e o material seguirá para a análise microscópica em laboratório. Ao ser confirmado, o médico tratará de receitar medicamentos antifúngicos.

 

Como uma forma de acelerar o processo é possível realizar, junto a medicação de via oral, algumas sessões de laser em clínicas especializadas, onde as luzes infravermelhas aquecem a unha, agindo como destruidores dos fungos. Há também a aplicação de um esmalte antimicótico que ajuda a eliminar os fungos. Funciona assim: ao raspar a unha com uma lixa descartável, o paciente utiliza uma espátula para passar o esmalte incolor com a medicação.  

 

Tratamento caseiro para fungo

 

Escalda-pés, cremes e óleos são alguns dos tratamentos caseiros que podem auxiliar nos cuidados contra os fungos. Confira alguns:

 

– Água Oxigenada: Antisséptico, ele é ótimo para limpar a região. Mergulhe o pé em uma solução por cerca de 30 minutos.

 

–  Alho: Contra fungos e micróbios, o alho deve ser mergulhado em alguma solução anti-séptica e usada três vezes a dia.

 

– Capoíba: A capoíba em óleo contém propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e antifúngicas, sendo ideal para passar na unha afetada, pelo menos três vezes ao dia.

 

– Cravo-Da-Índia: O óleo trabalha como agente antifúngica. Deve ser aplicado de três gotas pelo menos duas vezes por dia.

 

–  Vinagre de maçã: Um dos tratamentos caseiros mais utilizados é o do vinagre de maçã, ajudando também a evitar a contaminação para outros dedos. Ele pode ser aplicado na unha com micose, diretamente.

 

Formas de contágio da micose  

 

A melhor maneira de prevenir é conhecendo a forma em que os fungos se instalam, :

 

– Sapatos sumidos e sem meias;

– Andar sem calçado em banheiros, chuveiros e piscinas públicas;

– Cortar a cutícula dos pés;

– Trocar de sapato com outras pessoas;

– Não secar entre os dedos dos pés;

– Utilizar material de pedicure de outras pessoas.

 

Pessoas que praticam atividades físicas regularmente também são propensas a sofrer com fungo na unha do pé, por conta da utilização do tênis úmido com meia e da pressão sofrida pela unha devido aos impactos dos exercícios.

 

O fungo na unha do pé é um processo infeccioso que demora a passar, por isso é preciso ter paciência e extremo cuidado para que a micose não passe para as outras unhas . O contágio é realizado pelo contato, o que torna muito possível transmitir a doença para outros dedos do pé ou também da mão. Manter o tratamento, prevenir-se e cuidar da higiene dos calçados são as melhores maneiras de enfrentar o problema.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here