Hidratação de babosa: para que serve e como fazer

0
461

Hidratação de babosa: para que serve e como fazer

A hidratação de babosa é um daqueles tratamentos capilares recomendados pela vovó que funciona comprovadamente. Também conhecida como Aloe Vera, a planta tem propriedades calmantes, relaxantes, refrescantes e purificantes. Isso significa que ela limpa o poro do folículo capilar e tira o sebo: bom para quem sofre com a queda de cabelo. Suas demais propriedades dão mais força para os fios que já existem, evitando a queda devido a quebra.

 

Quando você pensa em Aloe Vera, imediatamente vêm à mente aquelas férias de verão em que você se esqueceu do protetor solar porque achou que ficaria com um bronze maravilhoso e acabou tendo queimaduras de grau. Provavelmente a sua mãe passou em uma farmácia e comprou um gel verde que aliviou a sua insolação. Depois disso você aprendeu a importância do protetor solar e nunca mais ouviu o nome “Aloe Vera” por aí.

 

Até que seus cabelos começaram a ficar mais fracos e a cair e a sua avó mencionou as propriedades miraculosas da babosa – que nada mais é do que um nome brasileiro para o Aloe Vera que você já conhecia de outros verões. Acne, dor de estômago, indigestão… Todos esses são motivos para usar essa plantinha.

 

Na verdade, esse elixir não é uma exclusividade da penteadeira da sua avó. Há milhares de anos a hidratação de babosa é usada na pele e no cabelo porque suaviza, purifica e providencia vitaminas e minerais necessárias.

Propriedades da babosa

A babosa contém vitaminas A, C e E, todas antioxidantes naturais que neutralizam a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Também é uma fonte de vitamina B, que provavelmente você já conhece pela sua efetividade em vários cosméticos para o cabelo, o rosto, a pele e as unhas.

 

Cálcio, crômio, selênio e magnésio são alguns minerais presentes nessa plantinha, junto com outros ácidos graxos. Mas o mais fascinante da babosa são suas enzimas naturais, que ajudam a hidratar o couro cabeludo e o cabelo. A Aloe Vera é uma das poucas plantas que tem a capacidade de atrair e reter a hidratação, algo necessário para cabelos secos e danificados.

Hidratação de babosa para fortificar o cabelo

Mas as propriedades da babosa vão muito além de hidratar o cabelo seco (apesar de isso já ser mais do que um motivo para você usá-la). Na verdade, também age como um antibactericida, antimicrobiótico, promove o crescimento capilar, diminui a coceira e ajuda a controlar a caspa. Em outras palavras, a babosa pode ser uma salvação para o seu cabelo durante o inverno, quando a maioria das pessoas sofre desses sintomas.

 

E os benefícios não param por aí: para quem sofre com o afinamento dos fios e quebra, a hidratação de babosa pode ajudar a engrossar.

 

Como fazer hidratação de babosa

Você pode optar pelo jeito “roots” de fazer a hidratação com babosa e procurar a planta no quintal da sua avó. Brincadeiras à parte, não é difícil encontrá-la em jardins e em sítios. Mas, se você vive em uma área urbana, talvez seja mais fácil procurar a versão em gel, a mais pura possível (você encontra na internet a partir de R$ 10) ou em farmácias, comprando um creme pós-sol.

 

Depois, misture uma colher de sopa ao seu shampoo e agite para misturar os ingredientes. Para fazer a hidratação de babosa, misture uma colher de chá ao seu creme de hidratação e passe a mistura da raiz às pontas do cabelo. Deixe agir por 30 minutos e remova.

 

Assim como o óleo de coco, a babosa é um ingrediente fácil de encontrar e manipular para fazer tratamentos caseiros. Não importa a maneira que você escolheu para incorporá-lo à sua rotina de tratamento capilar… o que importa é que você saiba que, com a hidratação de babosa, você está hidratando, estimulando o crescimento, nutrindo e aproveitando propriedades anti-inflamatórias e anticaspa do aloe vera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here