Hidrate seu corpo! Veja como

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Hidrate seu corpo! Veja como

Precisa de um incentivo para ajudar a beber mais água? Nós listamos vários! Prepare a garrafinha e veja como manter a hidratação do corpo em dia.

É difícil ler uma matéria aqui que não traga a recomendação para que você hidrate seu corpo. Que a gente precisa beber água – muita e todo dia – é um fato, mas por que é tão importante saber como manter o corpo hidratado? Para te motivar a dar umas boas goladas de água, saiba o que esse líquido milagroso pode fazer por você e pela sua saúde.

A água é um hidratante natural e indispensável nas reações químicas como digestão, transporte de nutrientes, desintoxicação e funcionamento dos órgãos. Nosso organismo é 70% líquido, distribuídos entre sangue, suor e até dentro das células. Entretanto, cerca de 2 a 3 litros é perdido ao longo do dia através da urina, das fezes e da transpiração. Por isso, hidratar é, principalmente, repor essa água que vai embora diariamente.

A água também é aliada de quem quer emagrecer, especialmente em dietas ricas em fibras que, em contato com o líquido, promovem uma sensação de estômago cheio com menos alimentos. Além disso, a ingestão adequada de líquidos ajuda o metabolismo basal, o bom funcionamento do intestino e dos rins, previne dores de cabeça e mau humor, deixa a pele e cabelos mais macios e hidratados, evita inchaço e retenção de líquido e auxilia no combate à celulite.

Como manter o corpo hidratado?

Para que você hidrate seu corpo, o Ministério da Saúde recomenda a ingestão de pelo menos 2,5 litros de líquido ao dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, o consumo será de um copo de 200 ml por hora. Uma dica interessante para saber quanto líquido você deve beber por dia é calcular 35 ml por cada quilo de peso. Por exemplo, uma pessoa com 60 kg precisará de 2,1 litros de líquidos em geral todos os dias.

Mas o fato é que, no quesito como manter o corpo hidratado, quanto mais beber, melhor será, exceto em casos de doenças renais ou outras que precisam controlar o consumo de líquidos.

Uma forma bem simples de saber se a hidratação do corpo está em dia é ficar de olho na urina. Ela deve ser amarela pálida, a mais clara possível, e com cheiro suave, nunca com cheiro ou cor fortes. Vale lembrar que a sede é um sinal de que seu corpo está precisando repor os líquidos há um tempo, assim, o ideal é beber água antes que ela chegue.

Hidrate seu corpo com outros líquidos

Para quem não é muito fã de água, há outras opções de como hidratar o corpo. Mas isso não exclui a água da dieta do dia. Beber água é fundamental para manter o organismo hidratado, mas é possível intercalar o consumo com água de coco, chás (de preferência sem açúcar), sucos de fruta natural, leite, iogurte, vitaminas de frutas e frutas ricas em água como melão, melancia, abacaxi, morango, laranja, tangerina e uva, por exemplo.

A desvantagem é que qualquer um desses substitutos têm calorias, ao contrário da água. E jamais inclua bebida alcoólica ou refrigerante nessa lista, pois, além de não hidratarem, eles ainda fazem com que o organismo perca mais líquido.

As águas aromatizadas até ajudam na hidratação corporal, mas é preciso cautela no consumo, pois podem conter açúcar. Algumas ainda possuem mais sódio do que outras, o que sobrecarrega os rins e descontrola a pressão arterial.

E nada de desculpa para que você não hidrate seu corpo. Procure deixar a água em local bem visível e ao alcance das mãos, como na mesa do trabalho, no carro ou na cabeceira da cama. Alguns aplicativos também ajudam a lembrar a hora de beber líquido, calculando a quantidade de acordo com sua rotina.

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