Homeopatia para sinusite: 5 fórmulas de acordo com os sintomas

0
364

Homeopatia para sinusite: 5 fórmulas de acordo com os sintomas

A sinusite é uma inflamação que ocorre quando o muco proveniente de um resfriado, gripe ou outras doenças respiratórias fica preso nos seios da face. O resultado disso é uma inflamação, que pode resultar em infecção quando afetada por bactérias ou outros vírus. Quem tem sinusite sabe que o tratamento é difícil e a dor é intensa. É por isso que recorrer a alternativas como a homeopatia para sinusite é o único caminho possível para os milhões de pessoas que passam por isso.

Febre, dor no rosto e dor de cabeça, fraqueza, fadiga, tosse, congestão nasal… Todos esses são sintomas que podem aparecer se você tem sinusite. Além disso, também pode ocorrer a secreção de muco que fica preso no fundo da garganta. Se tudo isso é muito incômodo, será que a homeopatia pode ser a solução?

Homeopatia para sinusite: as melhores opções

Pense na homeopatia para sinusite como uma vacina. Mas, em vez de injetar pequenas doses do vírus, os componentes da homeopatia são responsáveis por desencadear um sintoma característico que acaba por combater a doença como um todo.

Para ficar mais fácil, pense em uma característica peculiar da sua sinusite que vai além das dores de cabeça e da febre. Por exemplo, imagine que no seu caso, a sua sinusite vem acompanhada de descargas de secreção intensas de cor amarelada. Isso não ocorre com todos os pacientes. Assim, a fórmula homeopática ideal para você é aquela que desencadeia esse sintoma específico.

Mas escolher o remédio errado também não tem efeitos colaterais. Na verdade, o pior que pode acontecer é não ver melhora alguma ou pouca eficácia no tratamento. Agora que já entendeu, mais ou menos, o mecanismo de funcionamento da homeopatia, vamos conhecer as quatro fórmulas mais indicadas para tratar a sinusite:

Hepar sulphur

Indicado para pacientes que têm descargas intensas de secreção pelo nariz durante as crises de sinusite e precisa assoá-lo o tempo todo. O muco é fino e de coloração amarela ou verde e pode ser que tenha um odor forte. Pode haver sensação de queimação no nariz, especialmente se a pessoa é sensível ao ar frio e ao toque. Outro sintoma que caracteriza a necessidade do Hepar Sulphur é uma dor incômoda na testa ou entre as sobrancelhas que piora quando o nariz é assoado.

Quem tem essas características também pode se tornar sensível ao frio durante as crises, além de sentir dor ao ser tocado.

Kali bichromium

Esse remédio é indicado quando há descargas de secreção pelo nariz e garganta. O muco é aderente, fibroso e resistente – ou seja, quando é expelido, ele sai como longas linhas. O nariz pode ficar cheio de muco, especialmente na parte superior e há dificuldade para expelir, mesmo quando há muito catarro na garganta.

Quando há dor de cabeça, ela é sentida em um ou nos dois olhos e pode ser latejante e muito dolorosa. Também pode haver dor na nuca ou na testa quando a descarga de muco pelo nariz ou pela boca cessa. Esse também é um remédio indicado para quando há muito muco que entope as vias nasais.

Mercurius solubilis

Um paciente que necessite dessa fórmula é aquele que manifesta suas crises de sinusite com muitos espirros. As descargas nasais são constantes e há sensação de que o muco é ácido ou picante. Uma porção de muco pode ficar presa na garganta, causando pigarro, rouquidão e uma tosse seca por conta de tentar limpar a garganta constantemente.

A descarga de um muco “picante” pelo nariz (que muitas vezes pode ter a coloração verde) pode ter um cheiro bem ruim, como o de queijo estragado. Pode haver dores tensionais na testa, bochechas, no buço e nos ouvidos. Quando há dor de cabeça, a sensação é de que ela parece que vai estourar ou que há algo fazendo pressão.

Esses pacientes estão constantemente com sede, mesmo quando estão hidratados. A respiração pode ficar muito ofegante durante as crises de sinusite. Tipicamente, as pessoas que têm esses sintomas de sinusite podem piorar com a umidade, durante a noite e durante os dias de muito frio ou muito calor, podendo também se sentir muito cansadas.

Fósforo

Pessoas que precisam desse remédio homeopático para sinusite geralmente se queixam de sentir o nariz entupido em um momento e de terem descargas intensas pouco tempo depois. Esses sintomas geralmente vêm com a sensação de dormência na cabeça e na garganta, podendo também apresentar rouquidão.

O muco do nariz é tipicamente profuso, esverdeado ou amarelado, por vezes apresentando manchas de sangue. O sangue é outra característica marcante no muco desses pacientes, presente quase sempre que assoam o nariz.

Pode haver uma dor irritante que começa na testa, passa por entre as sobrancelhas e pode alcançar as pálpebras, com sensação de pressão nos olhos ou uma dor que faz pressão sobre eles. Outra característica desse tipo de sinusite é que o paciente perde o paladar e o olfato. Pacientes que precisam de Fósforo como homeopatia para sinusite geralmente têm sede de bebidas geladas durante as crises de sinusite.

Pulsatilla

Quem procura esse remédio homeopático geralmente se queixa de uma congestão nasal que vai embora à noite e começa novamente de manhã. A descarga do nariz nas primeiras horas do dia é amarela ou amarelo-esverdeado e pode ter um mau odor característico.

A pessoa se sente pior em lugares quentes ou mornos e o nariz fica muito melhor em espaços abertos ou frios. A dor de cabeça é frontal e pode acontecer entre os olhos. As dores podem parecer pesadas e latejantes, geralmente aliviadas ao apertar a cabeça com força.

Pacientes que precisam da homeopatia para sinusite com Pulsatilla não sentem muita sede, mesmo quando estão com a boca seca. Podem reclamar de um gosto ruim na boca por conta disso. Psicologicamente, são mais chorosos e carentes.

Se você tem ou conhece alguém que enfrente esses sintomas, pode ser interessante procurar uma alternativa na homeopatia para sinusite. Talvez seja um bom caminho para acabar com essas crises desagradáveis. Esperamos ter ajudado e boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here