Inflamação no útero: sintomas, causas e quando buscar ajuda

0
629

Inflamação no útero: sintomas, causas e quando buscar ajuda 

Hoje vamos falar sobre um problema que atinge as mulheres, ao menos uma vez na vida: inflamação no útero. Sintomas, causas e tratamentos serão nosso tema para ajudar você a identificar se algo está errado com a saúde do seu aparelho reprodutor. 

Como dissemos, quase todas as mulheres, independente da idade, podem apresentar sintomas de problema uterino ao menos uma vez na vida. Isso porque trata-se de um órgão sensível a bactérias nocivas à saúde. Descubra as principais causas da inflamação no útero, sintomas e tratamentos.

Como identificar uma inflamação no útero: sintomas e o que fazer

Quando você apresenta alguma irregularidade em seu aparelho reprodutor, é muito provável que procure um médico. Acontece que no caso da inflamação no útero, sintomas podem ocorrer tardiamente, quando a mulher já está sentindo muitas dores. 

Embora as causas mais comuns deem indicativos claros de que algo não vai bem, esta inflamação normalmente é causada por fungos, bactérias e vírus, se alojam no útero e nem sempre é fácil de identificar. 

Exames de rotina do aparelho reprodutor devem ser levados a sério. Um probleminha não tratado a tempo pode se tornar uma doença grave se não identificado!  

Embora qualquer mulher possa sofrer com inflamação no útero, são as sexualmente ativas mais propensas a desenvolver problemas relacionados com vírus e bactérias. Uma ferida no colo do útero, por exemplo, pode se transformar em câncer do colo do útero, caso não seja adequadamente diagnosticada e tratada. Por isso, mantenha seus exames em dia.

Quais as causas da inflamação no útero?

Veja agora o que pode causar inflamação no útero, sintomas e tratamentos para o problema. Lembrando que a maior parte dos casos tem a ver com contagio através de doenças sexalmente transmissíveis, não se esqueça de utilizar camisinha sempre! Os órgão genitais podem ser atingidos por:

  • Doenças Sexualmente Transmissíveis, sendo o HPV um dos maiores problemas;
  • Antibióticos, normalmente quando se realiza um tratamento com antibióticos, o sistema imunológico fica deficiente e o útero é um dos primeiros órgãos a sofrer com isso;
  • Ter muitos parceiros sem utilizar a devida proteção;
  • Não usar preservativo
  • Higiene vaginal em excesso, sabemos que queremos estar sempre em dia, mas isso pode afetar nossa flora vaginal. Realize a higiene sem excessos;
  • Falta de higiene. Se por um lado podemos pecar pelo excesso, por outro pela falta de higiene. Tome banho e lave sua região genital com sabonete neutro;
  • Lesões vaginais causadas por parto.

Pólipos e miomas, nódulos benignos podem aparecer também, mas são facilmente tratados se identificados rapidamente, por isso o necessário cuidado com os exames médicos. 

Inflamação no útero: sintomas mais comuns

  • Corrimento amarelo e mal cheiroso; 
  • Dor durante a relação sexual;
  • Atraso na menstruação;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Dor ao urinar;
  • Sangramento após a relação sexual; 
  • Cólica no baixo ventre. 

Quando um a mulher apresenta inflamação no útero, sintomas podem não ser percebidos no início, mas você deve ficar atenta a qualquer anormalidade no seu corpo. 

O papanicolau é o exame realizado periodicamente para verificar a saúde do seu órgão genital. Tenha em conta que qualquer doença não tratada pode se agravar e se tornar algo maior. 

Por isso, caso você apresente algum dos sintomas descritos, procure logo o médico. Não se aventure com remédios naturais, o aparelho reprodutor é muito sensível e uma simples inflamação pode agravar-se, quando não tratada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here