Saiba quais são os principais agentes que causam infecção nos olhos

0
266

Saiba quais são os principais agentes que causam infecção nos olhos

A inflamação nos olhos ocorre quando algum corpo estranho entra em contato com nossos olhos, deixando-os irritados e avermelhados. Muitos são os problemas que nossos olhos podem apresentar, devido à presença de vírus e bactérias na região, e mas também por se tratar de um dos órgãos mais sensíveis que temas! 

Quando uma simples poeira, atinge nossa visão, a resposta comum do organismo é a inflamação nos olhos. Isso ocorre como forma de prevenção de que coisas mais agressivas possam tocar nossos olhos. Descubra como saber se você ou alguém próximo está apresentando inflamação nos olhos e como tratar o problema.

O que é a inflamação nos olhos?

Embora pareça simples identificar uma inflamação nos olhos, as causas podem ser as mais diversas e pregar algumas peças nos menos preparados. Isso ocorre, porque os sintomas são muito parecidos, quando se trata de doenças simples no globo ocular e você pode acabar se confundindo. 

A resposta do organismo em relação aos agentes externos que podem causar inflamação no globo ocular pode ser muito parecida, por isso é importante entender quais os sintomas antes mesmo de procurar o oftalmologista. Afinal, é necessário saber explicar ao seu médico como isso começou, certo?

Conheça os 3 principais causadores de inflamação nos olhos

1. Terçol

A inflamação das glândulas da pálpebra é mais comum do que se imagina. Ela causa certo incômodo, pode ir e vir sem o menor aviso fazendo você sentir sensação de queimação, inchaço e coceira. O fato é que o terçol é muito comum e em geral tende a desaparecer sozinho. Sem a necessidade de tratamento médico. Caso você apresente uma inflamação no olho, causado por terçol tente não mexer. Se em alguns dias o problema persistir, ou estiver causando muitas dores, procure por um dermatologista. 

2. Lentes de contato

Que atire a primeira pedra quem nunca dormiu ou reutilizou lentes de contato. Acontece que isso é veementemente proibido pelos médicos oftalmologistas. Usuários de lente de contato devem manter o produto imaculado. A higiene deve ser perfeita, caso contrário pode causar muita dor de cabeça. Uma inflamação causada no globo ocular por lentes de contato contaminadas pode causar sérios problemas. Lave muito bem as mãos antes de colocar as lentes. Obedeça as indicações do dermatologista e sempre fique atento ao produto que higieniza suas lentes. Não use produtos vencidos de forma alguma. 

3. Conjuntivite 

A conjuntivite é uma inflamação nos olhos muito conhecida. Trata-se de um problema que atinge a conjuntiva. As causas podem ser: viral, bacteriana ou aérgica. Nas duas primeiras vírus e bactérias são os causadores do problema. No caso da conjuntivite viral as chances de contágio são bastante grandes. Por isso se você apresenta vermelhidão, pus, excesso de lágrimas deve consultar um médico imediatamente. Já a conjuntivite alérgica pode ser causada por agentes como a maquiagem, cosméticos, produtos vencidos, pêlos de animal e outros fatores externos. 

Nossos globos oculares são muito sensíveis. Ao menor sinal de inflamação nos olhos o recomendado é que você busque por um dermatologista de confiança para tratar o problema. Além de ser perigoso não consultar o consultório médico, você pode agravar uma doença antes simples de ser tratada. Evite as receitas simples e as simpatias, as vezes pode até parecer uma boa ideia, mas não o caso da saúde dos olhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here