Quais os fatores de risco que levam às manchas brancas no corpo?

0
259

Quais os fatores de risco que levam às manchas brancas no corpo?

O surgimento de manchas na pele ligam o sinal de alerta de qualquer pessoa. As manchas brancas no corpo, por exemplo, são um sinal de que algo pode não estar correndo como o esperado e devem ser avaliadas mais profundamente. A causa do surgimento de manchas brancas no corpo, despigmentação, são inúmeras e por isso variam das mais simples às mais complexas. Acompanhe nosso artigo para descobrir algumas causas da despigmentação cutânea.

Porque surgem as manchas brancas no corpo

Se você apresenta manchas brancas no corpo, pode agora estar preocupada, se questionando como elas foram surgir, o que fez de errado e como tratar o problema. A verdade é que a despigmentação na pele possui causas bastante diversas, passando entre o excesso de sol ao vitiligo, uma doença que dermatológica, auto imune que faz com que a pele comece a perder o pigmento naturalmente. Claro que surgimento de manchas no corpo necessariamente de algo alarmante, mas é sempre bom ter atenção aos sinais do corpo. 

A pele é o maior órgão do corpo humano e suas funções são inúmeras. É necessário cuidar da pele, caso queira ter uma vida saudável. Manchas brancas no corpo, muitas vezes podem parecer inofensivas, no entanto, podem significar algo mais grave, como câncer de pele. Por isso acompanhe alguns causadores da despigmentação da pele. 

Manchas brancas no corpo: causadores de despigmentação cutânea

Vitiligo: trata-se de uma doença autoimune, não transmissível que despigmenta a pele, deixando o portador com grandes manchas brancas no corpo. O vitiligo costuma surgir em áreas em que a pele é mais fina e sensível. Não existe uma causa para o seu surgimento, mas desconfia-se que tem a ver com a falha dos produtores de melanina no corpo, os melanócitos. 

Câncer de pele: caso a mancha branca que você apresente, possui forma irregular, bordas de outra cor, textura diferente do resto da pele, é melhor ficar alerta e procurar imediatamente um dermatologista, para realizar exame. 

Sardas: Sim, as sardas brancas também existem. Na verdade, esse tipo de sardinhas são mais comuns em pessoas que já passaram dos 40 anos e que a vida toda se expuseram ao sol sem cuidados básico, como um protetor solar diariamente. Quem apanhou uma insolação quando era jovem, também é candidata a possuir algumas sardas brancas em sua fase adulta. Rosto, braços e mãos são os principais alvos de despigmentação. 

Micose: muitas micoses podem ser causadoras de manchas brancas, principalmente na região dos pés. Pessoas que frequentam piscinas públicas, banheiros de academias para tomar banho e outros ambientes em que a umidade pode levar ao aumento devem ter atenção. Sempre troque as meias e deixe seus sapatos arejados, para evitar pontinhos brancos nos pés.

Exposição solar: A causa mais comum para o surgimento das manchas brancas no corpo é a exposição solar sem proteção. Dias muito quentes podem levar a queimaduras da pele e à despigmentação de algumas áreas. Neste caso, prevenir é o melhor remédio. 

 

Independente do causador das manchas brancas no corpo, o que se aconselha é sempre buscar ajudar de um dermatologista. Como você pôde saber, existem muitas causas para o surgimento da despigmentação, algumas mais leves e outras mais difíceis de tratar, se caracterizando em doenças de pele. Fique sempre atenta aos sinais de seu corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here