O que são pequenas manchas brancas nas unhas?

0
346

O que são pequenas manchas brancas nas unhas?

Você já deve ser se deparado com manchas brancas na unha e ficado com a pulga atrás da orelha. Talvez até tenha ido ao médico ou culpado sua manicure por conta daquelas manchinhas estranhas. Admita: você já deve ter algum tipo de busca achando que estava com uma doença grave, não é mesmo? Temos uma boa notícia para você e suas dúvidas sobre manchas brancas na unha: você está completamente saudável neste aspecto, e nós vamos explicar por que aquelas coisinhas aparecem vez ou outra em formatos dos mais variados.

Manchas brancas na unha: mitos e verdades

A explicação que mais se encontra e que provavelmente sua vizinha já lhe deu sobre as manchas brancas na unha são a deficiência de cálcio no organismo, mas saiba que isso não é verdade. A verdade mesmo é que essas manchinhas são completamente inofensivas, apesar de deixarem sua unha não muito bonita. Elas ocorrem devido a algum trauma pelo qual passou sua unha.

As manchas brancas na unha geralmente nascem na base da unha e com o tempo vão crescendo, acompanhando o crescimento natural e somem. Levam em torno de 7 a 8 meses para desaparecer por completo. Provavelmente você já nem lembra se bateu com os dedos em algum lado quando perceber a manchinha lá. Portanto não entre em pânico. Estamos falando, até aqui, da leuconíquia puntiforme (nome científico), mas espera que tem mais. Ao contrário da crença popular, manchas brancas nas unhas não são um sinal de excesso de zinco ou outras vitaminas na dieta, pelo contrário, você pode estar necessitando de certos alimentos em sua dieta que tragam maior concentração de zinco e outras vitaminas. Elas podem inclusive surgir mediante alergias causadas pelo esmalte. Infelizmente, a única maneira de se livrar de manchas nas unhas é deixá-las crescer. Você pode tentar evitar manchas nas unhas tomando cuidado para não bater em nada, mas se elas incomodarem muito visualmente cubra-as com esmalte. Tente comer mais peixe, frango e produtos integrais se suspeitar que sua dieta é baixa em zinco. Agora, fique atenta a outros sinais do corpo, porque existem doenças que podem ser detectadas por outros tipos de manchas nas unhas.

Manchas brancas nas unhas: sinal de alerta

É raro que que manchas brancas na unha indiquem algo mais sério, mas é claro que além desse sintoma, caso você apresente um das doenças que vamos citar, irá apresentar outros indícios de que pode estar com: anemia falciforme, malária ou doença Hodgkin. Em caso de manchas brancas cobrindo a unha isso pode ter a ver com doenças cardíacas e diabetes. Ainda há possibilidade de você estar com alguma micose ou doença de pele que se estendeu para a unha. Mas isso só poderá ser averiguado por exames prescritos por um médico especialista.

As manchas brancas na unha não são uma doença e com isso não existe um tratamento específico para elas. Você precisa apenas esperar que elas sumam, caso se trate de pequenas manchinhas. Já agora, se as manchas são grandes e chegam a cobrir as unhas, procure orientação médica para realizar um exame de prognóstico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here