Descubra os motivos do surgimento de manchas roxas no corpo

0
298

Descubra os motivos do surgimento de manchas roxas no corpo

Muitas pessoas relatam nos consultórios médicos a presença de manchas roxas no corpo sem terem batido em lado nenhum. Buscam explicação para os hematomas na pele que aparecem misteriosamente sem ter havido nenhuma queda ou acidente para os ter provocados. Saiba que embora as manchas roxas no corpo possam significar algumas doenças, outras podem ser simplesmente resultado de maior sensibilidade dos vasos sanguíneos. Descubra as razões para o aparecimento de hematomas no corpo. 

Por que surgem manchas roxas no corpo?

O surgimento de manchas roxas no corpo podem ocorrer devido há muitos fatores. Elas são o resultado do rompimento dos vasos sanguíneos. São provocadas por pancadas, acidentes, quedas, rompimento por sensibilidade dos vasos sanguíneos, a alteração nas plaquetas do sangue e a falha na coagulação sanguínea. As manchas roxas (equimoses) no corpo também podem significar que você está com leucemia. No entanto, antes de tirar conclusões precipitadas o ideal é consultar um médico que poderá avaliar a situação. 

As mulheres são mais propensas ao surgimento das equimoses, assim como a população idosa, que já apresenta certa fragilidade no corpo. Pessoas que utilizam corticóides também tendem a apresentar manchas roxas no corpo. 

Entre outras causas para o surgimento de equimoses estão:

  • Falta de vitamina C
  • Tabagismo
  • Uso de medicamentos corticosteroides
  • Uso de ácido acetilsalicílico

Caso você venha apresente manchas roxas no sangue espontaneamente, o ideal é procurar um clínico geral para uma avaliação através de um hemograma.   

5 causas para o aparecimento de manchas roxas no corpo

Algumas das causas que podem fazer as temidas manchas roxas no corpo aparecem são:

1. Diabetes não controlada

A resistência à insulina e o excesso de açúcar no sangue pode deixar o sangue mais viscoso e acabar por estimular o aparecimento das manchas roxas. 

2. Envelhecimento da pele

As chances de uma pessoa idosa sofrer com equimoses no corpo são maiores em comparação a um jovem. A pele fica cada vez mais fina, deixando os vasos sanguíneos mais aparentes e frágeis. Capaz de formar hematomas com maior frequência. 

3. Infecções 

Causado por um quadro de irritação do nosso tecido corporal, por conta de uma bactéria ou outro organismo estranho ao corpo, as infecções podem ser uma das causas do aparecimento de manchas roxas no corpo. Isso ocorre por conta do acúmulo de toxinas no sangue.

4. Exercitar-se em excesso

A tensão muscular causada pelo excesso de atividades físicas pode causar o rompimento dos vasos sanguíneos mais finos. 

5. Anemia

A ausência de algumas vitaminas no organismo pode levar ao surgimento de um quadro de anemia, que por consequência pode ser causador de manchas roxas no corpo. A falta de ácido fólico, vitamina C, D e A podem incidir diretamente no aparecimento de hematomas.

Manchas roxas no corpo podem surgir por diversos motivos. Seja qual for a causa do surgimento dos hematomas, o ideal é procurar um médico assim que possível para averiguar a causa. Normalmente as manchas somem em pouco tempo, se não foram lesões causadas por quedas ou acidentes e doenças mais graves. A presença de equimose sem trauma deve ser investigada e tratada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here