Doenças que causam manchas vermelhas no couro cabeludo

0
1992

Doenças que causam manchas vermelhas no couro cabeludo

Você vem notando manchas vermelhas no couro cabeludo a algum tempo e não sabe o que fazer? Reunimos algumas informações importantes dos motivos pelos quais sua cabeça pode estar apresentando essa vermelhidão. Você pode estar passando por um episódio de dermatite seborreica, pode ter desenvolvido psoríase ou pode ser apenas algumas espinhas prestes a nascer. O fato é que manchas vermelhas no couro cabeludo podem ser apenas devido à coceira alérgica, mas pode ser algo um pouco mais grave. Por isso trazemos para você algumas dicas para ajudar na busca por respostas em relação à vermelhidão do seu couro cabeludo.

Manchas vermelhas no couro cabeludo: as duas causas mais comuns

Manchas vermelhas no couro cabeludo pode ser sinal de psoríase. Embora o nome não seja muito bonito, não há com o que se preocupar. Além de ser uma doença bastante comum ela não é contagiosa. A principal característica da psoríase são as placas avermelhadas no couro cabeludo. Elas descamam e podem facilmente se parecer com caspa. No caso desta doença não é somente sua cabeça que poderá ser afetada: pés, joelhos, cotovelos e mãos também são o alvo da doença. Pode aparecer como uma pequena lesão ou acometer grande parte da pele. Por se tratar de uma doença crônica e autoimune (doenças em que o corpo ataca a ele próprio), ela pode se tornar recorrente. O agravamento de uma psoríase não diagnosticada pode afetar inclusive as articulações. Existem muitas variações da doença, o ideal é ir em busca de um dermatologista para realizar um diagnóstico.

Outra doença que pode levar ao aparecimento de manchas vermelhas no couro cabeludo, é a dermatite seborreica. Ela produz placas avermelhadas, no couro cabeludo, que coçam e descamam a medida que aumentam. A oleosidade é a principal causa da doença, por esse motivo a dermatite seborreica pode aparecer em outras partes do corpo e não só no couro cabeludo, afetando inclusive a face e o canal auditivo. A dermatite seborreica leva à produção de caspa, mas não é contagiosa, nem mesmo por contato direto. Uma vez que você desenvolva a doença, ela irá desencadear episódios de tempos em tempos, sem previsão ou aviso. Como qualquer doença crônica.

Manchas vermelhas no couro cabeludo é sinal de doença contagiosa?

Existe uma situação em que as manchas vermelhas no couro cabeludo contam com um agravante: o contágio. Isso se dá caso você tenha pego micose. A tínea capilar é uma infecção causada por fungos, em que uma das principais reações é a coceira. Essa coceira por sua vez irá desencadear o processo de vermelhidão no couro cabeludo. A tínea capilar pode ser passada de pessoa para pessoa através de pentes de cabelo, escovas, toalhas compartilhadas, chapéus e até mesmo travesseiros. Em outras palavras: todo e qualquer material que foi tocado pela cabeça de uma pessoa contaminada. Substâncias antifúngicas tem bons resultados no combate à micose, mas é necessário realizar uma boa higiene capilar para combater totalmente a causa do problema. Já existem shampoos e sabonetes de tratamento que podem ser recomendados por dermatologistas.

Se você notou algumas manchas vermelhas no couro cabeludo, mesmo que elas não estejam a causar problemas, procure um profissional de saúde da sua área. Se possível um dermatologista para descartar problemas futuros e obter um diagnóstico preciso do seu motivo da vermelhidão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here