Manchas vermelhas no rosto: o que pode ser e como resolver?

0
892

Manchas vermelhas no rosto: o que pode ser e como resolver?

 

Existem várias coisas que podem causar manchas vermelhas no rosto. Confira as causas do problema e como se livrar disso.

Você com certeza já teve manchas vermelhas no rosto em algum momento da sua vida. A vermelhidão na pele pode ocorrer por alergias, excesso de sol, rosácea e uma série de problemas dermatológicos.

Se você tem manchas vermelhas na pele e ainda não consultou um dermatologista, saiba que o desconforto pode sim ser sinônimo de preocupação. Confira abaixo algumas causas mais comuns dessa reação.

O que causa manchas vermelhas no rosto?

As manchas podem ser um sintoma de muitas coisas. Elas ainda podem surgir em determinados momentos, como durante a gravidez, ou em idades específicas. Veja quais os motivos que levam a esse problema.

Rosácea

Considerada a causa mais recorrente de manchas vermelhas no rosto, a rosácea é uma doença crônica. A enfermidade pode ocorrer na infância, mas é mais comum se manifestar em mulheres de pele clara a partir dos 25 anos.

A rosácea pode ainda causar inflamação, lesões e acne. Seu aparecimento está associado também ao grau de oleosidade da pele. A doença causa manchas vermelhas por todo o rosto e ainda provoca sensação de calor.

Infelizmente o problema não tem cura. É possível controlá-lo com alguns cuidados como evitar a exposição solar e não consumir bebidas alcoólicas e alimentos muito quentes. Sabonetes, pomadas e cremes podem ainda aliviar a incidência das crises.

Psoríase

A psoríase é outra das tantas causas das manchas vermelhas no rosto que coçam. A doença provoca uma descamação da pele, com apresentação de manchas e feridas. Normalmente é mais comum em regiões de maior atrito, porém pode se manifestar também na face.
Também não tem cura. O tratamento é feito junto com um dermatologista ou um infectologista. Nos casos mais leves, basta ter uma rotina de hidratação da pele e protegê-la do sol.

Já em casos moderados e graves o médico pode recomendar medicamentos e tratamentos cosméticos.

Dermatite

A dermatite é um tipo de alergia. O problema costuma causar manchas vermelhas no rosto e no corpo. Geralmente está associado a um agente alergênico. Pode ocorrer por causa de produtos cosméticos, maquiagens, perfumes e até brinco com metais que causem inflamação.

O tratamento consiste na interrupção do uso do produto ou objeto que esteja lhe fazendo mal. Assim que você para de usar o agente nocivo, já nota melhora na pele. Se a alergia estiver mais avançada, pode ser necessária uma prescrição de antialérgico, via oral ou em pomada.

Micose

Muita gente acha que micose é só coisa de unha. Mas ela pode ocorrer na pele e em diversas partes do rosto. O problema surge por contaminação ou falta de higiene. Pode ser aquela esponjinha ou pincel de maquiagem que você nunca lava ou a toalha no banheiro que você divide com os outros.

A mudança de atitude, no entanto, não é suficiente para se livrar da micose e das manchas vermelhas no rosto. É preciso procurar ajuda médica para saber qual o tratamento mais indicado em determinado caso.

Além das manchas, a micose pode ainda provocar coceira, ardência e erupções. Por isso, não demore para pedir ajuda, para não criar cicatrizes permanentes.

Como evitar manchas vermelhas no rosto?

Tenha cuidados básicos de higiene, não compartilhe objetos de uso pessoal com ninguém, nem mesmo com a sua família. Cuide da sua alimentação, evite alimentos gordurosos e que possam causar reações alérgicas.

Use filtro solar sempre que for sair ao sol e lembre-se de beber muita água. A água ajuda o seu corpo a se livrar das toxinas. Evite o uso excessivo de cremes e cosméticos e pegue leve na maquiagem. Às vezes, menos é mais!

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here