Como tratar através de cuidados simples as mãos ressecadas

0
225

Como tratar através de cuidados simples as mãos ressecadas

O inverno pode ser bastante duro com algumas partes mais expostas do corpo, como as mãos, por exemplo.

Durante a estação fria, a umidade do ar costuma cair muito e o contraste com os aquecimentos das casas contribuem para deixar suas mãos ressecadas e gretadas, assim como rosto e lábios. 

Se você estiver lavando as mãos com freqüência para evitar pegar um resfriado ou uma gripe, por exemplo, o problema pode piorar, pois está a contribuir para desidratá-las ainda mais. 

Aprenda como combater este flagelo! 

Mãos ressecadas: prevenção e tratamento

Para tratar as mãos ressecadas, você precisa repor a umidade que sua pele necessita e está urgentemente faltando, e água só não faz milagres! 

É através do uso de um hidratante, aplicado diretamente na pele, que se evita a evaporação da água e dá à pele uma aparência saudável e brilhante. Ao chegar o inverno, ou se você sofre com as mãos secas normalmente, deve hidratar as mãos diariamente, antes que se torne um problema. 

A melhor prevenção é começar a usar um hidratante antes que suas mãos demonstrem sinais de secura. Colocar creme hidratante uma vez por dia é inadequado. Isso é provavelmente proteção suficiente por cerca de cinco minutos, lembre-se que a pele absorve de forma rápida em regiões mais expostas. Então se você aplicar hidratante com mais frequência, seus efeitos duram mais. Basta 5 ou 6 aplicações diárias e você terá mãos protegidas e hidratadas por  24 horas por dia.

Guarde tamanhos menores do seu hidratante favorito em sua bolsa, bolsa de ginástica e em sua mesa de trabalho para que a aplicação se torne um hábito. Lembre-se de esfregar o creme nas mãos em sua totalidade, inclusive nas costas e unhas.

Como tratar das mãos ressecadas 

Você encontrará muitos cremes para as mãos ressecadas em lojas especializadas e farmácias, portanto vamos ajudá-la nessa missão!

Existem dois tipos de ingredientes que fazem a maior parte do trabalho quando se trata de manter a pele macia e hidratada:  emolientes e umectantes. 

Os emolientes atuam como lubrificantes na superfície da pele. Eles preenchem as fendas entre as células e ajudam as células mortas da pele. A sensação escorregadia que você sente logo depois de aplicar um hidratante provavelmente vem de emolientes, já que eles ajudam a manter a pele macia, suave e maleável. Procure por ingredientes como lanolina, óleo de jojoba, amêndoa e coco. 

Os umectantes absorvem a umidade do ambiente para a superfície da pele, aumentando o teor de água da camada externa da sua mão. Os ingredientes para umectantes comuns, são glicerina, ácido hialurônico, uréia e ácido láctico. Busque por produtos com textura mais grossa e consistente para peles mais danificada. 

Se as suas mãos passarem de secas e ásperas a pequenas rachaduras ou fissuras, se estiverem doloridas ou sangrando, é hora de passar para hidratantes mais terapêuticos. A vaselina é uma garantia confiável. Também escolha um hidratante rico e espesso em uma fórmula que contenha ingredientes mais pesados, como cacau ou manteiga de karité, ou mesmo cera de abelha. Você pode, inclusive, fazer uma umectação noturna, com a ajuda de luvas de algodão.

Se a vermelhidão, descamação e sensibilidade persistirem em suas mãos ressecadas, após aplicação de produtos, consulte um dermatologista. Um médico poderá prescrever um creme para ajudar a combater o problema e também verificar se suas mãos secas podem ser devido a uma condição da pele, como eczema ou psoríase. 

Se a sua pele é saudável, realize os cuidados básicos – resistindo ao desejo de aquecer as mãos em água muito quente – você poderá driblar o inverno até que o calor da primavera chegue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here