Qual a melhor posição para dormir na gravidez?

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Qual a melhor posição para dormir na gravidez?

A maioria das grávidas têm diversos problemas na hora de deitar. Às vezes, é difícil encontrar a melhor posição para dormir por causa de vários fatores, como o aumento do volume abdominal, as várias idas ao banheiro pelo aumento do volume sanguíneo e, consequentemente, o aumento da diurese. Além disso, o útero aumentado pressiona a bexiga, limitando sua capacidade de armazenamento. Para diminuir esse inconveniente, é aconselhável evitar beber muita água durante a noite.

O sono também é afetado pela ansiedade pelas mudanças, pelo medo do parto e de que o bebê possa não nascer com saúde. E essas preocupações fazem, muitas vezes, com que as mamães não parem de se mexer na cama. 

Há ainda desconfortos que atrapalham o sono, como lombalgias, náuseas causadas pela progesterona, dispnéia causada pela compressão do diafragma e cãibras por alterações circulatórias, deficiência de cálcio e potássio, além dos roncos pela retenção de líquido, ocasionando edema das vias aéreas superiores.

A melhor posição para dormir na gravidez

A melhor posição para dormir na gravidez é deitada do lado esquerdo. Essa posição favorece a circulação sanguínea, levando oxigênio e nutrientes ao bebê, ajuda o rim a funcionar melhor e diminui o edema.

Para maior conforto ao deitar, colocar uma almofada no meio das pernas, já que ela mantém a coluna mais reta e, assim, alivia as dores nas costas.

Dormir com 2 travesseiros na cabeça equilibra a posição do corpo na cama e ajuda na respiração.

Além disso, a elevação das pernas com travesseiros é uma boa opção para melhorar o retorno venoso, prevenindo o aparecimento de varizes, cãibras e formigamentos. A postura semi-inclinada, com ajuda de almofadas, pode resolver problemas digestivos tão frequentes na gravidez, como o refluxo.

Posições que devem ser evitadas na gravidez

Até a 20ª semana, ainda com a barriga pequena, a gestante pode dormir na sua posição de preferência, mas o ideal é ir se habituando a deitar do lado esquerdo, que é a melhor posição para dormir na gravidez, recomendada pelos obstetras.

Para quem gosta da posição de bruços barriga para baixo), com o crescimento da criança, surge um incômodo. Fica extremamente complicado mantê-la até o final da gravidez.

Para quem gosta de dormir de barriga para cima, esta posição pode provocar lombalgia, hemorróidas e, a partir do segundo trimestre de gestação, devido ao peso do útero, comprimir a veia cava inferior, dificultar o fluxo sanguíneo e o aporte de oxigênio para o feto, dando prejuízo ao seu desenvolvimento. Na mãe, pode causar dispnéia, hipotensão arterial e mal estar.

Estudos realizados mostram que dormir de barriga para cima no final da gravidez pode aumentar os riscos para a saúde do bebê. Fetos pouco ativos nessa posição da mãe, quando houve mudança para o decúbito lateral esquerdo, melhoraram consideravelmente sua frequência cardíaca e atividade.

Para quem gosta de dormir do lado direito, também há compressão da veia cava e, consequentemente, redução da quantidade de sangue oxigenado para o bebê. Basicamente, podem apresentar os mesmos sintomas das que dormem de barriga para cima.

Um estudo recente mostrou que grávidas que dormem viradas para o lado direito no final da gravidez têm duas vezes mais chance de terem bebês natimortos do que as mães que dormem sobre o lado esquerdo.

Encontrar a melhor posição para dormir na gravidez é fundamental. O mais importante é que a grávida durma bem tanto qualitativamente quanto quantitativamente, com, no mínimo, 8 horas de descanso e posicionada de maneira correta, sobre o lado esquerdo.

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