Qual a melhor posição para bebê dormir?

0
287

Qual a melhor posição para bebê dormir?

De lado, de barriguinha para baixo ou para cima? Qual a melhor posição para bebê dormir? Essa é a dúvida de muitas mães, que pensam no conforto e na segurança do bebê durante o sono. 

A maioria dos pediatras concorda, inclusive a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que a posição mais correta para o bebê dormir é de barriguinha para cima (decúbito dorsal). Esta posição, reduz em mais de 70% o risco de Síndrome da Morte Súbita no lactente, uma das principais causas de morte no primeiro ano de vida dos bebês, principalmente na idade de 2 a 4 meses. 

Quais posições não são recomendadas? Por quê?

A melhor posição para bebê dormir, a posição de decúbito dorsal, é a mais segura e confortável, mesmo em crianças com refluxo gastroesofágico. Nestes casos os especialistas recomendam elevar a cabeceira do berço entre 15 e 30°, para ser mais seguro para o bebé no caso de acontecer um refluxo. 

Posição de bruços apenas sob supervisão

A posição de barriga para baixo é importante para a criança, quando estão acordadas e com a supervisão de um adulto, para seu desenvolvimento motor, fortalecimento dos músculos do pescoço e dos ombros, além de alívio das cólicas.

Ao contrário da posição de decúbito dorsal, que reduz o risco de Síndrome da Morte Súbita, a posição de bruços contribui para aumentar as chances da síndrome. Apesar de ter sido amplamente recomendada na década de 70, para melhorar o refluxo e por medo de asfixia por vômitos, esta posição não é de todo aconselhável para o bebê dormir. 

Existem outros fatores de risco, associados a esta posição, que reforçam o facto de não ser uma opção segura, como por exemplo: imaturidade de zonas do tronco cerebral responsáveis pelo controle da respiração, temperatura e sono, infecções, hipertonia vagal, prematuridade, baixo peso e ambiente com fumantes. Os bebês de mães que fumaram durante a gestação têm três vezes mais riscos de morte súbita do que os bebês de mães não fumantes.

Condições coadjuvantes da Síndrome da Morte Súbita:

  • Dormir fora do berço;
  • Colchão mole;
  • Utilização de sistemas de contenção, como rolos, faixas, travesseiros, brinquedos, etc; 
  • Superaquecimento (evite agasalhar demais o seu bebê na hora de dormir);
  • Roupa de cama cobrindo a cabeça do bebê;
  • Uso de cobertas e mantas soltas;

Posição ventral também é perigosa

A posição ventral faz o bebê receber menos oxigênio, eleva o anidrido carbónico no ar inspirado, traz dificuldades respiratórias pela pressão na face e inibe os reflexos laríngeos.

De barriguinha para cima é a melhor posição para bebê dormir, já que reduz em mais de 70% o risco de Síndrome da Morte Súbita no lactente. Mesmo em crianças com refluxo gastroesofágico, a posição de decúbito dorsal ainda é a recomendada se cabeceira ficar elevada entre 15 e 30°.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here