Conheça qual o melhor tratamento para estrias

0
337

Conheça qual o melhor tratamento para estrias

As estrias aparecem nas coxas, nos flancos, nos glúteos, no abdômen, nos seios… Às vezes, parece difícil livrar-se dessas cicatrizes. Elas podem surgir por causa da gravidez, do aumento de peso, da colocação de prótese mamária ou do uso de anabolizantes, de estrógeno e hormônios adrenocorticais, por exemplo. O melhor tratamento para as estrias depende da fase e do número delas.

As estrias surgem após o rompimento de fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela  firmeza da pele), normalmente causado por um estiramento da pele. Existem dois tipos: as róseas ou arroxeadas, que são recentes, e as antigas, esbranquiçadas, de mais difícil tratamento.

Elas podem coçar e arder, mas geralmente só causam problemas estéticos. O melhor tratamento para estrias começa na fase em que elas ainda são recentes e rosadas mas nenhum deles  garante total eliminação.

Em busca do melhor tratamento para estrias

Indicados pelos médicos

Segundo os médicos, o tratamento mais eficaz envolve cremes com ácido retinoico, com ácido glicólico ou com vitamina C.

Dentre estes, o ácido retinoico é o mais completo, pois aumenta a produção de colágeno, estimula o preenchimento das camadas da pele e melhora a vascularização e circulação da pele.

Está disponível em várias concentrações na forma de cremes ou géis de 0,01% a 0,1% em farmácias comuns ou de manipulação, ou em concentrações mais elevadas de 1% a 5%, para a realização de peeling químico em clínicas de estética.

Os efeitos mais efetivos são nas estrias vermelhas. Não é recomendado para gestantes, mulheres que estão amamentando e diabéticos. Durante o tratamento, é recomendado utilizar cremes hidratantes e não se expor ao sol.

Para resultados mais eficazes, o ideal é associar outros procedimentos ao tratamento com os

Ácidos. Por exemplo: 

Infravermelho + Ácido retinoico;

Luz intensa pulsada + Ácido retinoico;

Peeling de cristal + Ácido retinoico

Melhor tratamento para estrias: procedimentos

Radiofrequência

Ondas são disparadas pela ponteira de radiofrequência que aquecem a camada mais profunda da pele, trazendo aumento das fibras de colágeno. São realizadas de 8 a 16 sessões com intervalo de três semanas.

Subcisão

Usada para estrias largas e profundas. São inseridas agulhas nas estrias que promovem o rompimento interno da fibrose no interior das células. Podem ser realizadas  3 a 6 sessões com intervalos de 1 a 2 meses.

Dermoabrasão

Mais indicada para estrias brancas e profundas.  É um lixamento da pele utilizando ponteiras de diamante, que provocam escoriação na estria. É geralmente associada à intradermoterapia.  

Intradermoterapia

Indicada para estrias mais profundas. Funciona com uma injeção nas estrias de substâncias que estimulam a formação de colágeno. Exemplo: carboxiterapia, que consiste na aplicação do gás CO2 na pele As aplicações são feitas em 10 a 12 sessões semanais.

Laserterapia

São realizados disparos de laser sobre as estrias, estimulando a produção de colágeno.

Serve para todos os tipos de estrias.

Tem resultados bastante rápidos. Geralmente, são realizadas 5 sessões com intervalo de 2 semanas.

Luz pulsada

É indicada para estrias mais recentes e usa uma tecnologia que emite luz, mas não é um laser.

A associação de técnicas aumenta a possibilidade de eliminação quase que total das estrias. Exemplos: Laser fracionado + subcisão,peeling de cobre + Intradermoterapia,vitamina C + Luz intensa pulsada 

Tratamento caseiro

A melhor forma de combater as estrias em casa é esfoliar a pele e, depois, aplicar creme ou óleo hidratante. A esfoliação pode ser feita com misturas caseiras ou esfoliantes industrializados. Algumas boas opções caseiras são: borra de café, fubá e iogurte e bicarbonato de sódio. 

Evitar ganhos de peso repentinos e o uso de cremes hidratantes são importantes na prevenção. Há diversas formas de eliminá-las, desde procedimentos mais invasivos a opções caseiras. O melhor tratamento para as estrias depende da fase e do número delas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here