Descubra as causas da moleza no corpo

0
652

Descubra as causas da moleza no corpo

A chegada do verão sempre vem com aquela moleza no corpo, que nos deixa incapaz de fazer nossas tarefas diárias com a rapidez habitual, certo? Na verdade o excesso de calor faz com que a pressão arterial caia e com isso sentimos uma certa fraqueza e desânimo, acompanhada por uma moleza no corpo que só dá vontade de ir para a praia beber água de coco. Mas não é só o calor que pode provocar esses sintomas, algumas doenças quando não tratadas podem deixar você fatigada. Trouxemos uma lista que vai ajudar você a descobrir a razão da sua fraqueza no corpo. 

5 doenças que causam moleza no corpo

1. Diabetes: a diabetes quando não controlada adequadamente pode causar moleza no corpo e fraqueza. Isso porque ela afeta diretamente o metabolismo. Uma vez que o metabolismo do seu corpo esteja mais lento, provavelmente virá a sensação de cansaço também. Se você não sabe se tem diabetes, procure um endocrinologista para realizar os exames. 

2. Glúten: Pessoas que são alérgicas ao glúten (não estamos falando aqui de doença celíaca), podem sentir-se com fraqueza e desânimo por conta da fermentação dos alimentos no estômago. Se você não consegue fazer a digestão de forma correta, sua vontade de estar jogada no sofá com certeza será maior que a vontade de dar um passeio na rua. 

3. Doenças cardíacas: Se o seu coração vai bem, pode ter certeza que você estará bem disposta para desempenhar seu dia-a-dia com vitalidade. Caso seu coração esteja passando por problemas, a fadiga e o cansaço serão visíveis. Desde angina, arritmia e insuficiência cardíaca podem estar deixando você com moleza no corpo. A falta de bombeamento correto do sangue pode levar a outras doenças graves. O melhor a se fazer caso tenha cansaço e sensação de peito dolorido é buscar um cardiologista. 

4. Depressão: a depressão é uma doença muito séria e que possui tratamento e cura, desde que diagnosticada e acompanhada por um profissional da saúde. A moleza no corpo e a fraqueza durante a depressão, vem acompanhada de falta de apetite, sono, pensamentos negativos, irritabilidade e queda de concentração. Caso vocês esteja passando por esse problema, ou apresente um ou mais desses sintomas, o melhor é buscar um terapêuta que poderá oreintar quial é o melhor tipo de tratamento para você.  

5. Anemia: Você já deve ter ouvido falar que a anemia causa fraqueza no corpo. Quando uma pessoa passa por um processo de anemia, o corpo deixa de receber a quantidade ideal de vitaminas e esse déficit se transforma em mal estar, desconforto e desânimo. O corpo humano precisa de vitaminas suficientes para manter-se saudável. Além disso, em alguns casos, anemia mata, se não tratada.  Portanto vá logo procurar seu médico de confiança caso desconfie que está com sintomas de anemia.

Verão e moleza no corpo: como amenizar os ataques do calor excessivo

Voltamos a falar sobre o calor e a moleza no corpo. Bem, caso você ainda não saiba, no verão, ou em dias de muito calor, nosso corpo tende a fazer o menor esforço possível para trabalhar. Nossa transpiração auxilia como uma espécie de ar condicionado, tentando baixar a temperatura corporal. No frio o corpo treme para que você se sinta mais aquecido, no verão nós suamos. E como suamos. Portanto, é normal que a sensação de fraqueza no corpo e moleza se instalem por alguns dias no seu organismo. Infelizmente não há nada que se possa fazer além de manter uma dieta rica em fibras e beber muita água, para manter-se hidratado. Evite alimentos pesados, como as carnes vermelhas ou o excesso de açúcar. Isso vai apenas fazer você reter mais líquido e ficar mais exausto. Seu corpo precisará de pelo menos duas semanas para se habituar ao calor e isso pode trazer alguns desconforto, portanto anote as dicas para se refrescar:

  • Beba muita água;
  • Bebidas isotônicas e água de coco são recomendadas;
  • Tome banhos frios para baixar a temperatura corporal;
  • Não beba produtos açucarados;
  • Beba sucos naturais, como o limão e a laranja;
  • Dispense o sal, o excesso de sal pode reter mais líquido e deixar você ainda mais cansada. 

Independente se causada por uma doença ou pelo calor em excesso, o certo é que a moleza no corpo nunca é sinal de algo bom. Ela é um sintoma que provém do esforço do seu corpo em lutar contra alguma enfermidade ou contra a condição climática. Fique atenta aos sinais que seu corpo dá, para não correr riscos e caso necessário procure um médico. Ele poderá realizar um prognóstico para que você saiba por onde começar a tentar acabar com essa fraqueza no corpo e desânimo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here