O que é aromaterapia?

0
207

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é um tratamento alternativo que utiliza o aroma dos óleos essenciais, extraídos de determinadas plantas, para ativar o sistema límbico, parte do cérebro que regula as emoções, a memória, a motivação e a aprendizagem que estão ligadas aos estímulos sensoriais.

Os óleos essenciais são substâncias muito concentradas. Normalmente, necessitam ser diluídos em óleos vegetais, como o óleo de amêndoas doces, óleo de semente de uva e o óleo de coco. Eles  podem ser usados isoladamente ou em conjunto para o alívio de mais de um problema.

O que é a aromaterapia: os efeitos

Ajudam no combate a diversos problemas, como insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, irritabilidade, dificuldade de concentração, redução do líbido, taquicardia, asma, resfriado e no tratamento de doenças infecciosas e degenerativas.

O que é aromaterapia: como ela é aplicada

A essência e as metas do uso da técnica são importantes para determinar o seu uso. A aromaterapia pode ser feita através da difusão aérea  e da inalação dos óleos essenciais, da pulverização ou através do uso de compressas, de banhos ou massagens. 

O que é a aromaterapia: para que é utilizada

Para diminuir o estresse: alecrim, cedro palmarosa e sândalo. 

Para  relaxamento: camomila, lavanda, pau rosa, tangerina, jasmim, entre outras.

Para  insônia: uso de lavanda e laranja.

Para  ansiedade:ylang-ylang, lavanda, camomila.

Para ter mais energia: cardamomo, pimenta negra, cravo, manjericão, canela, tomilho, hortelã do Brasil, e gengibre.

Para facilitar a respiração: cipreste, eucalipto, hortelã pimenta, tea tree, hortelã, gengibre, lavanda. 

Ação anti-infecciosa e anti-inflamatória: melaleuca, sândalo, alecrim, limão, pinho ,camomila, melissa, capim-limão, citronela, canela, gengibre ,tomilho ,orégano, cravo-da-índia.

Para dificuldade de concentração: alecrim,canela.

Para cólicas menstruais: canela, lavanda, camomila.

Muitas pessoas não utilizam ou não acreditam na técnica porque não sabem muito bem o que é a aromaterapia e não conhecem os seus benefícios. O tratamento, que é alternativo, utiliza o aroma dos óleos essenciais, que ativam o sistema límbico, responsável por emoções, memórias, motivações e aprendizados ligados aos estímulos sensoriais.

Apesar de o tratamento usar essências naturais,  elas podem apresentar toxicidade, como, por exemplo, a sálvia e a noz moscada, consideradas neurotóxicas em altas dosagens. Artemísia, sálvia e arruda são substâncias contra indicadas para grávidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here