O que é a bulimia? Causas, sintomas e tratamentos

0
235

O que é a bulimia? Causas, sintomas e tratamentos

Vamos falar sobre uma doença silenciosa que ataca principalmente as mulheres – a bulimia. Ainda que sua causa seja desconhecida, o padrão que acompanha a doença é sempre o mesmo: alternância entre a ingestão de grandes quantidades de calorias, sucedida de métodos para expulsar do corpo tudo que foi ingerido. O ganho de peso é o maior medo de uma pessoa que desenvolve bulimia nervosa, então para que você entenda melhor o que é a bulimia elaboramos esse artigo. 

O que é a bulimía?

Bulimia é uma doença gerada por diversos motivos, mas sem uma causa específica. Uma pessoa pode sofrer com bulimia por pressão social, por exemplo. Há algumas décadas o corpo esbelto e sarado vem ganhando cada vez mais espaço na televisão e nas redes sociais. Não é difícil encontrar jovens mulheres que fazem de tudo para se manter em forma, nem que isso custe a própria vida. São dezenas e dezenas de sites e páginas nas redes sociais ensinando receitas mágicas de emagrecimento, ou dando dicas de como ficar em jejum por um longo período de tempo. Tudo em prol do corpo perfeito. 

A verdade é que grande parte dessas meninas e mulheres não conseguem manter esse ritmo e acabam por ingerir uma grande quantidade de alimentos. No momento seguinte, o remorso e a culpa entram em jogo e elas passam a induzir o próprio vômito ou tomam laxantes, na esperança que o corpo não absorva as calorias dos produtos ingeridos.  

O distúrbio de imagem causado pela bulimia nervosa, faz com que muitas pessoas não aceitem seu corpo como ele é. Fazendo com que o espelho revele uma versão distorcida de si mesma. A ansiedade por estar dentro do padrão de beleza socialmente aceitável leva à doenças como a bulimia e também à anorexia.

O que é a bulimia nervosa e como reconhecer os sintomas?

Agora que você já sabe um pouco mais o que é a bulimia, vamos entender quais são os sintomas da doença.

Os sintomas comumente apresentados em pessoas com bulimia nervosa são:

  • Preocupação excessiva com o peso corporal e suas medidas;
  • Medo irracional de ganhar peso;
  • Não ter controle sobre as calorias ingeridas;
  • Episódios de descontrole alimentar em que a pessoa come até sentir dor no estômago;
  • Provocar o vômito imediatamente após as refeiçõe;
  • Utilizar laxantes e diuréticos todos os dias, mais de uma vez por dia;
  • Usar suplementos para perda de peso, diariamente;
  • Medir o corpo constantemente;
  • Realizar longos períodos de jejum (mais de 24 horas);

Quando buscar tratamento para a bulimia?

Em caso de suspeita de bulimia nervosa, busque orientação médica, o tratamento pode ser feito através do uso de medicamentos associados a terapias. Como os níveis da doença diferem de pessoa para pessoa, apenas um médico é capaz de avaliar o que é melhor para você ou alguma pessoa próxima que esteja passando pela doença. A bulimia por expandir-se para anorexia, e agravar o quadro geral. A boa notícia é que a doença tem cura, embora não seja um processo fácil, é possível livrar-se completamente dos episódios bulímicos. 

Entender o que é a bulimia auxilia em seu tratamento e cura. A doença pode se encontrar em muitos estágio e atinge principalmente as jovens mulheres que passam por diversas pressões sociais e culto ao corpo magro. Não desanime se uma terapia não parecer adequada para você ou alguém que você conheça. Siga em frente sempre com orientação de um médico para avaliar e descobrir qual o tratamento mais efetivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here